0

RJ: teleférico da Providência deve ser inaugurado após teste

18 jun 2014
14h08
  • separator
  •  
  • comentários

A inauguração do teleférico do Morro da Providência, no Rio de Janeiro depende apenas da realização de testes nas gôndolas, depois de ter entrado em operação a subestação elétrica que atenderá ao serviço de transporte. As informações foram divulgadas nesta quinta pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto.

A empresa explica que os testes já tinham sido feitos, com o sistema alimentado por geradores, e serão repetidos devido à mudança no modo de abastecimento. A troca foi necessária por causa da grande quantidade de energia demandada pelo teleférico.

O serviço deve transportar mil pessoas por hora entre a Cidade do Samba, na Gamboa, e a Central do Brasil, em um percurso de 721 metros, e vai passar pelo Morro da Providência, onde ficará a Estação Américo Brum. Cada gôndola tem capacidade para transportar dez pessoas.

A inauguração ainda não tem data prevista, mas ainda depende de novos testes e do anúncio do prefeito Eduardo Paes. As gôndolas serão decoradas com desenhos de alunos da Escola Municipal Francisco Benjamin Galotti. As ilustrações terão como tema "A região portuária que eu gosto" e serão usadas também nos panfletos informativos.

De acordo com a companhia, o serviço será operado pela Concessionária Porto Novo, que administra serviços na zona portuária do Rio, e o valor da passagem ainda não foi divulgado.

Em março, a Agência Brasil visitou o Morro da Providência, e os moradores criticaram a demora na inauguração. Outra reclamação foi a transformação de uma praça na estação do teleférico. Segundo a companhia de desenvolvimento, uma área de lazer está com obras avançadas e contará com campo de futebol, quadra polivalente e uma academia da terceira idade. O local será inaugurado em breve.

De acordo com a prefeitura, a construção do teleférico teve custo de R$ 75 milhões, quase metade dos R$ 163 milhões destinados ao Projeto Morar Carioca na Providência.

Agência Brasil Agência Brasil

compartilhe

comente

  •  
  • comentários
publicidade
publicidade