PUBLICIDADE

RJ: secretário diz que violência não vai afetar o réveillon

"Quando se tem muita gente junta, sempre pode ter algum problema, mas a polícia sabe como atuar", garantiu Figueira

10 dez 2014 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários
RJ: secretário diz que violência não vai afetar o réveillon
RJ: secretário diz que violência não vai afetar o réveillon
Foto: Divulgação

Copacabana já se prepara para o réveillon 2015, quando começará a comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, preocupada com os arrastões que mancharam a imagem de suas praias nos últimos meses. "Mas o Réveillon de Copacabana sempre teve cara de festa. Apesar disso, tenho certeza que a polícia militar está preparada para garantir a segurança", disse o secretário de turismo Antônio Pedro Figueira.

Além do aumento na sensação de insegurança pelo que passa a cidade nos últimos meses, com destaque negativo para os roubos durante a última Parada Gay, ainda está na memória do carioca o tiroteio que aconteceu pouco antes do réveillon 2014 que deixou três pessoas feridas e causou um grande tumulto nas ruas internas do bairro nos últimos minutos de 2013. "Quando se tem muita gente junta, sempre pode ter algum problema, mas a polícia sabe como atuar", garantiu Figueira.

Outro grande desafio da festa é evitar que todo mundo vá embora ao mesmo tempo após os fogos. Por isso, a prefeitura preparou um cardápio variado de artistas como Titãs, Roupa Nova, Seu Jorge, Revelação, Detonautas e Leandro Sapucahy, além das tradicionais baterias das escolas de samba, para segurar o público. "Sabemos que 40% das pessoas vão embora após os fogos, nossa intenção é fazer com que elas fiquem um pouco mais", disse o secretário.

Novidades nos fogos

A queima de fogos vai durar 16 minutos e pretende chamar a atenção mesmo antes de começar. Cerca de quatro segundos antes da queima, durante a contagem regressiva, a 50 metros de altura vai ser possível ler "Rio 450", em homenagem ao aniversário da cidade. Apesar de ser novidade no Rio, já foi usado em Dubai, em 2014. Serão 11 balsas com 3 mil bombas cada num total de 24 toneladas de fogos. Além disso, a queima vai ser acompanhada de uma trilha sonora exclusiva.

A prefeitura espera mais de 2 milhões de pessoas na praia, sendo que 816 mil turistas devem movimentar a economia da cidade em mais de U$ 650 milhões. A ocupação dos hotéis de Copacabana já está em 79% para o período do fim de ano.

"Este ano estamos vendo uma taxa de ocupação maior desde o início de dezembro", afirmou Antonio Pedro. Além dos três palcos de Copacabana, a prefeitura vai instalar palcos na praia do Flamengo, Ramos, Madureira, Ilha, Guaratiba, Sepetiba e Paquetá. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade