PUBLICIDADE

RJ: postos de coleta recebem doações para vítimas da chuva

4 jan 2013 - 17h53
(atualizado às 21h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Postos de coletas de donativos para as pessoas que perderam tudo no temporal que atingiu várias regiões do Estado estão sendo montados em diversas instituições. Com um de seus laboratórios em Xerém, distrito de Duque de Caxias, uma das localidades atingidas pela enxurrada, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está recebendo doações na avenida Nossa Senhora das Graças, 50, Xerém, e na sede do instituto na rua Santa Alexandrina, 416, 7º andar, no Rio Comprido, no centro da capital fluminense.

Morador observa estragos provocados pela chuva em Xerém, em Duque de Caxias
Morador observa estragos provocados pela chuva em Xerém, em Duque de Caxias
Foto: Mauro Pimentel / Terra

RJ terá mais temporais nos próximos dias, diz meteorologista
Relembre a maior tragédia climática já vivida no Brasil

A Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias, cedeu a sua quadra de ensaios para receber donativos. A agremiação pede que as pessoas ajudem com roupas, calçados, roupas de cama e alimentos não perecíveis. O presidente da escola, Edson Alexandre, disse que está entrando em "contato com empresas parceiras da agremiação para que se solidarizem à causa". A quadra, localizada na rua Wallace Soares, no centro de Duque de Caxias, está aberta diariamente para doações das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone (21) 9457-0573.

Os comerciantes do Mercadão de Madureira, ponto de comércio popular na zona norte do Rio, também se uniram para ajudar as vítimas da tragédia. Eles montaram um posto de coleta no local. Os donativos devem ser levados à sede do Mercadão, na avenida Ministro Edgard Romero, 239, em Madureira, diariamente das 7h às 19h, exceto domingo, que funciona das 7h às 12h.

Para prestar assistência jurídica à população desabrigada, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro colocou à disposição do município de Duque de Caxias defensores que vão trabalhar em uma unidade móvel. Durante a ação, com início previsto para a próxima semana, a defensoria também vai emitir documentos gratuitamente.

A Cruz Vermelha foi acionada pela Defesa Civil para ajudar nas ações emergenciais nos municípios afetados pelas enchentes. A entidade também vai receber doações na praça da Mantiqueira, no centro de Xerém,e em sua sede na praça da Cruz Vermelha, centro do Rio. A entidade solicita à população doações de água mineral, colchonetes, alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Quem quiser contribuir com dinheiro ou obter informações sobre como ajudar pode acessar o site da Cruz Vermelha.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, através da Campanha de Emergência da Cáritas, também está recebendo doações para os desabrigados da Baixada Fluminense. As doações podem ser feitas na rua dos Arcos, número 54, subsolo, onde funciona a Cáritas na capital fluminense. Segundo a Arquidiocese, nos dias 12, 13 e 19 deste mês, quando será visitada a Imagem de São Sebastião nas cidades afetadas, doações podem ser entregues no comboio. No dia 20, carros colocados nas ruas por onde a procissão passará recolherão os donativos. As contribuições também podem ser depositadas nas contas da instituição no Banco Bradesco (conta corrente 48500-4, agência 0814-1, em nome de Cáritas Emergência) e no Banco do Brasil (conta corrente 3000-4, agência 3114-3, em nome de Cáritas).

A partir deste sábado, a Polícia Civil passará a receber também doações. Ao todo, 136 delegacias distritais da capital, Baixada Fluminense e interior do Estado vão receber, das 8h às 17h, doações de água potável, alimentos não perecíveis e colchonetes. O endereço das delegacias pode ser obtido no site da polícia.

Trens e barcas

A Secretaria Estadual de Transportes, em parceria com as concessionárias CCR Barcas, SuperVia e MetrôRio, passará a coletar, a partir da próxima segunda-feira, donativos para as famílias atingidas pelas chuvas no Estado. Além de água mineral e alimentos não perecíveis, as estações das Barcas, trens e do metrô também receberão fraldas e artigos de higiene pessoal. Os pontos da SuperVia estão localizados nas estações Central do Brasil, Duque de Caxias, Bonsucesso, Deodoro e Madureira. No Metrô, os donativos podem ser entregues nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Flamengo, Botafogo, Largo do Machado, Glória, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Saens Peña. Já nas barcas, os pontos de coleta estão localizados nas estações de Arariboia, Praça XV e Charitas.

Histórico de deslizamentos

Em janeiro de 2011, a baixada fluminense enfrentou a maior tragédia climática da história do Brasil. Foram 918 mortos e mais de 215 desaparecidos após as fortes chuvas que atingiram sete municípios da região. As cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

No ano anterior, em 2010, uma série de deslizamento deixou 30 mortos em Angra dos Reis nas primeiras horas do dia 1º de janeiro. O deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, matando pelo menos 19 pessoas. No continente, 11 pessoas morreram em outro desmoronamento.

Com informações da Agência Brasil e do JB.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade