PUBLICIDADE

RJ: Paes admite erro ao decretar ponto facultativo nos postos de saúde

23 abr 2013 - 23h11
(atualizado às 23h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o caos nos postos de saúde do Rio de Janeiro na segunda-feira, com filas e demora no atendimento, o prefeito do município, Eduardo Paes (PMDB), pediu desculpas aos cariocas, admitiu a falha e tomou medidas. Ele decidiu que, a partir de agora, algumas unidades básicas de saúde - postos e clínicas da família - deverão funcionar nos dias de ponto facultativo.

"Peço desculpas à população. Em geral, aos domingos e feriados, essas clínicas e centros municipais já não funcionam, mas, num ponto facultativo e ainda com a campanha de vacinação em andamento, o atendimento deveria acontecer em polos", admite o prefeito.

O fechamento dos postos de saúde ocorreu num momento em que os casos de dengue estão em alta e em meio à campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria nesta sexta-feira. Mas, diante do problema, a prefeitura optou por ampliar o período da campanha de vacinação contra a gripe por mais uma semana (até o dia 3 de maio) além do prazo inicial de encerramento.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também anunciou que vai publicar uma resolução detalhando como será o funcionamento das unidades de saúde. De acordo com a sua assessoria, haverá a criação de polos de atendimento em todas as áreas da cidade com uma ou mais unidades em funcionamento.

"Desta forma, a população contará com mais oferta de saúde, além da assistência que hoje já é oferecida pelas UPAS e demais unidades 24 horas, como hospitais e coordenações de emergência em dias de ponto facultativo", afirma a prefeitura.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade