PUBLICIDADE

RJ: onze municípios entram em alerta máximo por causa da cheia de rios

12 dez 2013 - 10h50
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A cheia dos rios j&aacute; provocou alagamentos em Nova Igua&ccedil;u nesta quarta-feira</p>
A cheia dos rios já provocou alagamentos em Nova Iguaçu nesta quarta-feira
Foto: Facebook / Reprodução

Onze municípios fluminenses entraram em alerta máximo por causa do aumento do nível de rios. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que faz o monitoramento dos rios no estado, o alerta máximo é o mais grave em uma escala de quatro níveis, que significa que há previsão de continuidade da chuva e o nível de rios já atingiu 80% da cota de transbordamento.

Entre os municípios em alerta máximo, quatro estão na Baixada Fluminense. O rio Sarapuí ameaça as cidades de Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Duque de Caxias. Os dois últimos municípios também são ameaçados pelo rio Capivari.

O Inea ainda decretou estágio de alerta (o segundo mais grave) para os rios Iguaçu (que corta Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo), Pavuna (que corta São João de Meriti) e Saracuruna (que corta Duque de Caxias).

Na Região Serrana, a cheia do rio Quintandinha coloca Petrópolis em alerta máximo. Em Teresópolis, o Inea decretou estágio de alerta para o rio Paquequer.

No norte fluminense, o alerta máximo vale para os rios Muriaé, que passa pelas cidades de Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira e Italva; Carangola, que corta o município Porciúncula; e Itabapoana, que passa por Bom Jesus do Itabapoana.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade