PUBLICIDADE

RJ: ônibus, trem e metrô funcionarão normalmente em meio às paralisações

10 jul 2013 - 16h18
(atualizado às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo após a convocação por parte de centrais sindicais para paralisação de diversas categorias, na quinta-feira, em todo o País, os ônibus, trens, metrôs e barcas funcionarão normalmente na capital fluminense durante o dia. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/">Greve Geral</a>

Segundo o Sintraturb, que representa os motoristas e cobradores de ônibus no Rio de Janeiro, membros do sindicato participarão do ato convocado pelas centrais sindicais, mas a categoria não paralisará os serviços. 

O principal ato previsto para quinta-feira é a passeata convocada pelas centrais sindicais, cuja concentração está prevista para as 15hs, em frente à Igreja da Candelária, no Centro. A expectativa da organização é que de 20 mil a 30 mil pessoas caminhem pela avenida Rio Branco até a Cinelândia. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que “todas as escolas da rede funcionarão normalmente nesta quinta-feira”. 

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, não há registro de adesão de funcionários dos diversos órgãos e secretarias do Executivo municipal e, por isso, a expectativa é que os serviços funcionem normalmente.

O Sindicato dos Médicos (Sinmed) não confirmou se haverá greve, mas disse que fará parte do ato ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A Secretaria de Estado de Saúde fluminense afirmou que “hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual de saúde vão funcionar normalmente nesta quinta-feira”. Em nota, a secretaria disse que “por ser um serviço essencial à população, os médicos que se ausentarem receberão falta e as não justificadas serão enquadradas nas possibilidades de punições vigentes”.

Em publicação em sua página oficial, o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro convocou a categoria a paralisar suas atividades. 

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas) afirmou que a categoria não aderiu à paralisação e que o comércio funcionará normalmente. Já o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro (SEC-RJ) disse que aderiu à paralisação e que a categoria foi convocada a reforçar o ato organizado pelas centrais sindicais. Não há uma expectativa de quantos comerciários deixarão de trabalhar amanhã. 

O Terra procurou a União dos Professores Públicos no Estado (UPPES), mas, até as 16h15, não havia obtido resposta da categoria sobre a adesão à paralisação. 

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade