PUBLICIDADE

RJ: Granja Comary vira heliponto improvisado em Teresópolis

16 jan 2011 - 19h01
(atualizado às 19h53)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de Teresópolis

A Granja Comary, em Teresópolis, famosa por abrigar a concentração da Seleção Brasileira de futebol em pré-temporadas, tem servido como heliponto improvisado para equipes de resgate e auxílio a vítimas das enchentes que estão em comunidades isoladas na região serrana do Rio de Janeiro. Aeronaves do Exército, Força Nacional de Segurança Pública, Polícias Militares de São Paulo e Minas Gerais e dos Bombeiros pousam e decolam de um terreno que era preparado para virar um campo de grama sintética.

Além de permitir o uso do local, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cede alguns espaços para o pernoite dos homens, além de fornecer três refeições diárias. Segundo pessoas envolvidas com os trabalhos, os pilotos de aeronaves militares e bombeiros dormem nos alojamentos e em dependências como a sala de imprensa da granja. O segurança André Lopes, conhecido como Rabecão, faz a segurança e coordena a entrada e saída de veículos. Ele se exaltou ao ver um carro da prefeitura do município. "Fala lá para o secretário que tem que botar o pé na lama igual ao povo!", gritou.

A queixa de pessoas ligadas às buscas é de que a prefeitura do município demorou a fornecer mapas que permitissem o sobrevoo eficaz dos helicópteros nas áreas mais atingidas. De acordo com as reclamações, helicópteros do Exército ficaram parados de sexta-feira até as 15h deste domingo até que fossem providenciados mapas destas regiões isoladas. Procurada, a prefeitura declarou ter ficado de prontidão desde o primeiro momento da tragédia e ter fornecido todo o material necessário, inclusive fotos e os mapas reclamados.

De acordo com um morador de um condomínio vizinho, o engenheiro e empresário Antonio Fuzco, 52 anos, que participa da distribuição de mantimentos, o alojamento dos jogadores não foi liberado para o uso das equipes pela presença da Seleção sub-17 no local.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade