PUBLICIDADE

RJ: governo criará regras para liberar festas em comunidades com UPP

19 jul 2013 - 15h41
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou nesta sexta-feira que a autorização de eventos em comunidades pacificadas deve ganhar regras claras. Ele acrescentou que a Polícia Militar receberá orientações sobre como liberar eventos em favelas. Hoje, a PM é questionada por proibir festas.

"É algo que as comunidades vem reclamando porque fica ao sabor da sensibilidade e visão do oficial que comanda a Unidade (de Polícia Pacificadora, UPP)", disse Cabral. Segundo ele, as regras, em discussão, serão "uma novidade de procedimento em relação aos eventos nas comunidades", reforçou.

Protestos

Uma comissão especial, integrada por membros do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e das polícias Civil e Militar, vai investigar a atuação de grupos de vândalos durante as manifestações ocorridas na cidade. 

O anúncio da criação da comissão foi feito ontem, na sede do MP, após reunião do procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, com representantes do governo do Estado e da cúpula da Secretaria de Segurança Pública.

O grupo terá o poder de avocar todas as investigações sobre os atos de vandalismo ocorridos nas últimas manifestações. A criação da comissão ocorreu porque quarta-feira (17) um grupo aproveitou uma manifestação pacífica contra Cabral para cometer ações de vandalismo contra lojas comerciais, agências bancárias e bancas de jornais, nos bairros do Leblon e de Ipanema.

Eles também saquearam o comércio, destruíram caixas coletoras de lixo e atearam fogo a cones de sinalização e nos materiais retirados das lojas saqueadas.

O governador Sérgio Cabrail confirmou nesta sexta-feira a criação da comissão. Segundo ele, a comissão dará "agilidade" e "eficiência" às investigações e será uma resposta à sociedade ante a violência das últimas manifestações.

"Estamos respondendo à sociedade. Temos o dever de dar essa reposta, de maneira unificada e coesa, (unindo) as forças de segurança pública e o Ministário Público", afirmou Cabral.

O decreto regulamentando o funcionamento da comissão será publicado na próxima segunda-feira. Cabral confirmou que a presidenta Dilma Rousseff se colocou à disposição para ajudar o Rio de Janeiro e manifestou solidariedade à população do Estado.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade