PUBLICIDADE

RJ: esquema de Réveillon vai priorizar 'saída' de Copacabana

26 dez 2012 - 18h05
(atualizado às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O esquema de Réveillon montado pela prefeitura do Rio de Janeiro para Copacabana este ano está mais preocupado com a saída das pessoas do bairro após a queima de fogos. A operação foi apresentada na tarde desta quarta-feira pelos secretários de Turismo, Antonio Pedro Figueira, e de Transportes, Carlos Roberto Osório. "O carioca e o turista já estão acostumados com a chegada. O problema maior é sempre na saída", disse Osório, lembrando que no dia 1º de janeiro de 2012 o bairro só conseguiu voltar ao normal depois das 6h. "Eram pessoas, táxis e ônibus circulando ao mesmo tempo e foi um grande problema", afirmou. 

Para este ano algumas mudanças foram pensadas para tentar minimizar o impacto das 2 milhões de pessoas que estão sendo esperadas em um dos réveillons mais famosos do mundo. Os bloqueios de estacionamento no bairro começa no domingo à noite, mas é a partir das 22h do dia 31 que as coisas mudam de vez. Desta hora em diante, apenas pedestres vão poder circular pelo bairro. Ônibus, táxis e vans vão estar proibidos em toda Copacabana até 4h da madrugada. "Não se pode imaginar um evento desse porte sem que tenhamos problemas na hora da saída", analisou Antonio Pedro, citando dados da prefeitura de que 30% do público sai de Copacabana logo após a queima de fogos para voltar para casa.

Para tentar garantir que o fluxo de transporte público funcione bem após a meia-noite, a prefeitura vai criar quatro bolsões de saída: na Enseada de Botafogo; no Corte do Cantagalo (avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa); na rua Prudente de Moraes (Ipanema) e na rua Real Grandeza, ao lado do cemitério São João Batista (Botafogo). "Nossa previsão é de de 40 a 50% das pessoas usem a Enseada de Botafogo como ponto de saída", explicou Osório.

Além disso, cerca de 15% devem usar o serviço do metrô e as demais os outros três pontos de saída. "Ano passado liberamos o uso dos ônibus em Copacabana depois da meia-noite e alguns levaram cerca de 3 horas para sair do bairro. Este ano, as pessoas vão poder caminhar da praia até a porta do ônibus sem interferência de nenhum veículo e acreditamos que vai ser melhor", afirmou o secretário de Transportes. 

A partir de amanhã a cidade começa a receber uma sinalização especial informando as principais mudanças no trânsito para a festa de fim de ano e os ônibus vão disponibilizar informações sobre horários de funcionamento e pontos de embarque e desembarque nos dias 31 e 1º de janeiro. O metrô já vendeu 46 mil dos 143 mil bilhetes especiais colocados à venda para o reveillon.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade