PUBLICIDADE

RJ: escolas, agências bancárias e dos Correios estão fechadas

Adesão à greve é limitada. Transportes funcionam bem e manifestações estão agendadas para a parte da tarde

11 jul 2013 - 08h53
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vidraças do centro do Rio, atingidas por bombas e pedras durante os últimos protestos, deram lugar a tapumes</p>
Vidraças do centro do Rio, atingidas por bombas e pedras durante os últimos protestos, deram lugar a tapumes
Foto: Giuliander Carpes / Terra

No Rio de Janeiro, escolas, agências bancárias e dos Correios são as principais afetadas pelo Dia Nacional de Lutas convocado por centrais sindicais de todo o Brasil nesta quinta-feira. Ainda não há registros de grandes manifestações - a maior está marcada para as 16h na Candelária, centro da cidade. O comércio e os transportes funcionam normalmente na capital fluminense durante a manhã. 

A principal movimentação de grevistas ocorre no Centro de Operações Postais dos Correios, em Benfica, na zona norte. Cerca de 50 grevistas tentam bloquear o acesso de caminhões ao local onde são distribuídas as correspondências para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo o sindicato da categoria, agências da zona norte e oeste, além da Baixada Fluminense e interior devem aderir à paralisação de 24 horas agendada para esta quinta-feira. 

 

No centro do Rio, apenas as agências bancárias das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, as principais da região, não estão em funcionamento. Representantes dos sindicatos fazem vigília nos locais para evitar que funcionários furem o movimento grevista. "Vamos nos reunir aqui e ficar até por volta das 15h bloqueando a entrada de funcionários e clientes. A paralisação é apenas nestas duas avenidas, mas em todas as agências. Não há exceção. Depois vamos para a manifestação", garantiu Almir Aguiar, presidente do sindicato dos bancários do Rio de Janeiro.

Segundo o sindicato estadual dos profissionais de educação do Rio de Janeiro (Sepe), toda a rede municipal e estadual deve aderir à paralisação. A Escola Municipal Marília de Dirceu, em Ipanema, por exemplo, sequer tocou a sirene na manhã desta quinta-feira. As portas permaneceram fechadas e representantes do sindicato ficavam na entrada para alertar os alunos desavisados. Poucos apareceram. 

A Secretaria Estadual de Educação disse em nota que todas as escolas da rede estão abertas. A municipal ainda não fez um balanço da paralisação.

Durante a manhã, apesar de intenso, o trânsito fluía bem pelas principais vias da cidade
Durante a manhã, apesar de intenso, o trânsito fluía bem pelas principais vias da cidade
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Ônibus, metrôs e trens funcionam normalmente no Rio de Janeiro. O movimento de trabalhadores no centro da cidade é praticamente normal. Algumas lojas, que estão abrindo normalmente, estão com tapumes para evitar vandalismos quando a manifestação começar. "Vamos ver como vai ser o protesto. Se houver pouca gente, continuamos trabalhando. Senão, vamos liberar os funcionários e fechar as portas a partir do meio da tarde", afirmou Joaquim Ferreira, gerente de uma loja de sapatos da avenida Rio Branco.       

Greve geral
Milhões de trabalhadores prometem cruzar os braços e paralisar serviços fundamentais como bancos, indústria, obras, transporte público e construção civil em várias cidades. Entre as entidades que aderiram a paralisação nacional estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Chamado pelos sindicatos de greve geral, o movimento - que pegou carona na onda de protestos que atingiu diversas cidades brasileiras em junho - é o quarto desse tipo em 190 anos, desde a Independência (7 de setembro de 1822). Em 2013, a novidade é a unificação dos sindicatos e movimentos sociais em uma pauta que cobra o avanço do Brasil. 

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju
&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-galeria-cartazes-greves/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-galeria-cartazes-greves/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Veja cartazes das greves gerais que pararam o Brasil&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Colaborou com esta notícia o internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade