PUBLICIDADE

RJ envia mais de 18 mil doses de vacinas para a região serrana

15 jan 2011 - 19h18
(atualizado às 19h28)
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) distribuiu cerca de 6 mil doses de vacinas contra tétano e difteria para cada um dos três municípios da região serrana do Rio de Janeiro mais atingidas pelas fortes chuvas e por deslizamentos de terra na última quarta-feira: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Para Sumidouro, foram enviadas mais 600 doses do imunizante. Para receber a vacina, o morador deve procurar a prefeitura de sua cidade ou o posto de saúde municipal.

Informações da Secretaria de Saúde indicam que o órgão ainda tem estoque de cerca de 100 mil doses de vacina para enviar às cidades afetadas, o que será feito de acordo com a necessidade de cada município. Ainda segundo balanço do órgão, mais de 590 pessoas morreram na região serrana.

A secretaria pede à população que evite o contato com a água em áreas de alagamentos, uma vez que isso pode provocar doenças como a leptospirose e a diarreias - principalmente porque não há vacina para essas doenças. "A prevenção é feita evitando o contato e a ingestão de água da chuva, que pode estar contaminada com a urina de rato, um dos principais vetores da leptospirose, doença infecciosa febril, aguda e potencialmente grave", afirma a nota da secretaria.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade