PUBLICIDADE

RJ: Derrubada da perimetral entra na terceira fase

Trecho de 300 metros da via será implodido; confira as principais mudanças no trânsito

18 abr 2014 - 17h01
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura do Rio começa neste domingo mais uma etapa da derrubada do Elevado da Perimetral. Às 7h de domingo, um trecho de 300 metros da via, que começou a ser demolida em novembro, será implodido.

<p>A derrubada do Elevado da Perimetral, que começou em novembro e pretende colocar abaixo as 5.104 toneladas do viaduto, começa a dar novos contornos ao centro do Rio de Janeiro</p>
A derrubada do Elevado da Perimetral, que começou em novembro e pretende colocar abaixo as 5.104 toneladas do viaduto, começa a dar novos contornos ao centro do Rio de Janeiro
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Com isso, o trânsito na Avenida Rodrigues Alves, na altura da praça Mauá, será interrompido de domingo até às 5h do dia 24 de abril, quando será encerrada a retirada do entulho da obra.

Assim como na implosão do primeiro trecho da Perimetral, moradores, trabalhadores e comerciantes que vivem a menos de 150 metros da área que será derrubada deverão deixar seus imóveis durantes as explosões.

O Elevado da Perimetral foi construído na década de 1950 como forma de desafogar o trânsito crescente de quem vinha da avenida Brasil para chegar ao centro e à zona sul do Rio de Janeiro, e a sua demolição causou polêmica. Segundo a prefeitura, a retirada do viaduto é um marco para a cidade e deve impulsionar a revitalização da zona portuária.

A Via Expressa, que substituirá a Perimetral, terá 5.050 metros, três faixas em cada sentido e o maior túnel urbano do Brasil, com 3.450 metros. No local da perimetral, será construído um passeio público com 61 mil m² e 2,6 km de extensão, do Armazém 8 até a Praça Quinze.

Interdições:

Das 23h59 de 17 de abril de 2014 até às 4h do dia 24 de abril de 2014:

– Avenida Rodrigues Alves entre a Rua Edgard Gordilho e a Praça Mauá;

– Praça Mauá entre a Avenida Rio Branco e a Avenida Rodrigues Alves;

– Avenida Venezuela entre a Avenida Barão de Tefé e a Avenida Edgard Gordilho

Dia 20 de abril de 2014, das 5h às 9h:

– Avenida Rio Branco entre a Avenida Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá;

– Rua Barão de Tefé entre a Avenida Rodrigues Alves e a Avenida Venezuela;

– Rua Coelho e Castro, toda extensão;

– Rua Aníbal Falcão, toda extensão;

– Rua Argemiro Bulcão, toda extensão;

– Avenida Venezuela entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá;

– Rua Sacadura Cabral entre a Avenida Barão de Tefé e a Avenida Venezuela.

Das 4h do dia 24 de abril de 2014  até as 4h do dia 5 de maio de 2014:

- Avenida Rodrigues, pista junto ao Píer, sentido Avenida Brasil, entre a Praça Mauá e a edificação de nº 20;

Alterações na circulação pela região:

– Duplo sentido de circulação viária na Rua Sacadura Cabral, entre a Rua Barão de Tefé e a Avenida Venezuela, no dia 20 de abril de 2014, das 5h às 9h exclusivamente para acesso local de moradores;

– Inversão da circulação viária na Avenida Venezuela entre a Avenida Rio Branco e a Rua Edgard Gordilho, que passará a funcionar no sentido da primeira à segunda, das 23h59 do dia 17 de abril de 2014 até as 4h do dia 24 de abril de 2014.

- O acesso à Avenida Venezuela, trecho entre a Avenida Barão de Tefé e a Rua Edgard Gordilho, estará restrito a moradores e comerciantes locais. O tráfego geral deverá ocorrer pela Rua Coelho e Castro.

No dia da implosão, haverá bloqueio de ruas próximas para delimitação do perímetro de segurança e reordenamento do tráfego das 5h às 9h.

Rotas alternativas

A prefeitura recomenda que a população evite circular pela região da Praça Mauá e arredores, no entanto, caso a movimentação seja necessária, deverão acessar as seguintes rotas:

No sentido Norte-Sul: os veículos que vêm pela Via Binário do Porto deverão acessar a Avenida Venezuela até a Avenida Barão de Tefé, onde seguirão para a Rua Camerino, Avenida Passos, Avenida República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas e Aterro do Flamengo.

No sentido Norte-Centro: a partir da Rua Camerino (rota indicada acima) poderão acessar a Avenida Presidente Vargas ou então a partir da Avenida República do Paraguai deverão seguir pela Rua Evaristo da Veiga.

Nos sentidos Centro-Norte e Sul-Norte: os veículos que chegam pela Rua Primeiro de Março em direção à Via Binário do Porto poderão seguir pela Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco, Praça Mauá, Avenida Venezuela (com sentido invertido), Rua Edgard Gordilho, Avenida Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro e Via Binário do Porto. No dia do evento, das 5 às 9h, os veículos que chegam pela Rua Primeiro de Março deverão seguir exclusivamente pela Avenida Pres. Vargas, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correa e Via Binário do Porto.

Alteração do itinerário de ônibus municipais e intermunicipais e pontos finais e de parada:

Da 0h de sexta-feira (18/04) às 4h de quinta-feira (24/04):

1) As linhas municipais provenientes da Via Binário do Porto, que circulam na Avenida Venezuela/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana, com destino ao Centro ou à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linhas 261, 322, 349, 350, 351, 361, 374, 376, 377, 384, 385, 957, 2101, 2112, 2304, 2331 e 2346), vão praticar o seguinte itinerário: Via Binário do Porto, Avenida Venezuela, Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Marechal Floriano, Rua Uruguaiana.

Os pontos de parada localizados na Avenida Venezuela (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá) e na Rua Acre estarão desativados. Serão utilizados os pontos de parada existentes Avenida Barão de Tefé (em frente ao Cais do Valongo), na Rua Camerino e na Avenida Marechal Floriano (próximo ao nº 63).

2) As linhas municipais provenientes da Praça Mauá, que circulam na Avenida Barão de Tefé/AvenidaVenezuela/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana, com destino à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linhas 123 e 2014), vão praticar o seguinte itinerário: Avenida Rio Branco, Rua Acre, Rua Uruguaiana

Os pontos de parada e pontos finais localizados na Avenida Venezuela (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá) estarão desativados. Será utilizado o ponto de parada existente na Rua Acre (próximo ao nº 60).

3) As linhas municipais provenientes do bairro do Santo Cristo ou do Túnel João Ricardo, que circulam na Rua Sacadura Cabral/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana, com destino ao Centro ou à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linhas 010, 127, 128, 170, 180, 190, 222, 318, 442, 443, 2017 e 2018), vão praticar o seguinte itinerário: Rua Sacadura Cabral, Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Marechal Floriano, Rua Uruguaiana.

Os pontos de parada localizados na Rua Sacadura Cabral (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá) e na Rua Acre estarão desativados. Serão utilizados os pontos de parada existentes na Rua Sacadura Cabral (em frente ao Hospital dos Servidores), na Rua Camerino e na Avenida Marechal Floriano (próximo ao nº 63).

4) A linha municipal proveniente da Praça Mauá, que circula na Avenida Barão de Tefé/Rua Sacadura Cabral/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana, com destino à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linha 119), vai praticar o seguinte itinerário: Avenida Rio Branco, Rua Acre, Rua Uruguaiana

Os pontos de parada localizados na Rua Sacadura Cabral (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá) estarão desativados. Será utilizado o ponto de parada existente na Rua Acre (próximo ao nº 60).

5) As linhas intermunicipais provenientes do bairro do Santo Cristo ou do Túnel João Ricardo, que circulam na Rua Sacadura Cabral/Rua Edgard Gordilho, com destino à Avenida Rodrigues Alves, não terão seus itinerários, pontos de parada e pontos finais alterados;

6) As linhas municipais e intermunicipais provenientes da Avenida Rio Branco/Praça Mauá, que circulam na Avenida Rodrigues Alves, com destino à Ponte Rio Niterói e à Avenida Brasil, vão praticar o seguinte itinerário:Avenida Rio Branco, Avenida Venezuela (trecho com sentido da mão de direção invertido), Rua Edgard Gordilho, Avenida Rodrigues Alves

O ponto de parada localizado na Avenida Rodrigues Alves (entre a Praça Mauá e a Rua Edgard Gordilho) estará desativado. Será utilizado ponto de parada provisório localizado na Avenida Venezuela (antes da esquina com a Rua Edgard Gordilho).

Das 5h às 9h de domingo (20/04):

1) As linhas municipais e intermunicipais, provenientes da Avenida Rio Branco ou da Rua Primeiro de Março, com destino ao bairro do Santo Cristo, à Ponte Rio Niterói ou à Avenida Brasil, vão seguir pela Avenida Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correa e Via Binário do Porto ou Rua Barão da Gamboa (conforme seus destinos).

2)  As linhas intermunicipais provenientes do bairro do Santo Cristo ou do Túnel João Ricardo, que circulam na Rua Sacadura Cabral/Rua Edgard Gordilho/Avenida Rodrigues Alves, vão seguir pela Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correa e Via Binário do Porto.

Das 4h do dia 24/04 às 4h do dia 05/05:

1) O ponto de parada na Avenida Rodrigues Alves, entre a Praça Mauá e a Rua Edgard Gordilho, estará desativado. Serão utilizados os pontos existentes na Avenida Rio Branco e na Avenida Rodrigues Alves (no trecho posterior à Rua Edgard Gordilho, na pista junto aos armazéns).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade