PUBLICIDADE

RJ: Defesa Civil procura mais 1 desaparecido na região serrana

7 abr 2012 - 11h54
(atualizado às 15h54)
Compartilhar

A Defesa Civil de Teresópolis divulgou neste sábado que mais uma pessoa está desaparecida devido às chuvas que atingiram a cidade serrana do Rio de Janeiro. As buscas ocorrem no bairro Ermitage. De acordo com o órgão, ao menos cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas. No final da madrugada, o último dos corpos que estava soterrado foi localizado. A vítima é uma mulher ainda não identificada, moradora do bairro de Santa Cecilia, um dos mais atingidos pelo temporal. Em pouco mais de quatro horas choveu na região serrana o que se esperava para todo o mês. Em consequência, todos os rios da região serrana estão em estágio de atenção.

Casas ficaram cobertas pela lama após a forte chuva que atingiu Teresópolis na sexta-feira
Casas ficaram cobertas pela lama após a forte chuva que atingiu Teresópolis na sexta-feira
Foto: Tasso Marcelo / Agência Estado

As 414 pessoas desabrigadas em Teresópolis foram deslocadas para alojamentos disponibilizados pela prefeitura. A chuva só deu uma trégua por volta das 23h de ontem, mas o dia amanheceu nublado na região, o que levou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a divulgar boletim colocando os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo em estado de vigilância, assim como Macaé e todas as cidades localizadas no norte e noroeste do Estado.

Um posto de comando foi montado na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Teresópolis, na Várzea, com equipes da Defesa Civil e de Segurança Pública, a fim de concentrar informações e determinar as ações de pronto atendimento aos moradores das áreas atingidas pelas chuvas da noite de sexta-feira. Em apenas quatro horas choveu em torno de 160 mm, volume esperado para todo o mês de abril.

O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, esteve na região acompanhando os trabalhos de auxílio às vítimas e de resgate das pessoas ilhadas. Por medida de segurança, a concessionária que administra a Rio-Teresópolis fechou o trecho da serra, entre o km 89 e o km 104, por volta das 19h dessa sexta-feira, e só o reabriu às 23h30.

Equipes da prefeitura de Teresópolis trabalham na limpeza do centro da cidade e dos bairros atingidos pelas chuvas desde as primeiras horas da madrugada deste sábado. Uma ajuda foi solicitada ao governador Sérgio Cabral, que prometeu enviar 100 homens com máquinas e caminhões para auxiliar na limpeza do município. Três carros pipas estão sendo disponibilizados para a limpeza das áreas atingidas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade