PUBLICIDADE

RJ: Comunidade LGBT ganha proteção especial no Réveillon

Policiamento será reforçado em oito cidades, em locais de grande aglomeração e festas da comunidade

26 dez 2014 - 14h55
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Comunidade LGBT sofreu com a violência na última Parada Gay de Copacabana</p>
Comunidade LGBT sofreu com a violência na última Parada Gay de Copacabana
Foto: Ariel Subirá / Futura Press

Apesar de só divulgar seu esquema de policiamento para o Réveillon na próxima segunda-feira, a Polícia Militar do Rio preparou um esquema de segurança especial para a comunidade LGBT em oito cidades do Estado e com maior atenção a locais com histórico de ataques. O acordo foi fechado na semana passada entre a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o o programa Rio Sem Homofobia.

De acordo com Cláudio Nascimento, coordenador do programa, a polícia vai fazer um policiamento preventivo e diferenciado voltado para a população LGBT. “É a primeira vez que vamos ter esse policiamento diferenciado no Réveillon, a exemplo do que já temos no Carnaval, há seis anos”, disse Nascimento, afirmando que essa é uma época com turistas ficam muito vulneráveis a ataques homofóbicos.

A atenção da polícia vai estar voltada para locais de grande concentração e festas organizadas pelo segmento na capital, com destaque para Copacabana, e cidades como Niterói, Maricá, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. “Nós fizemos um levantamento junto à sociedade civil e identificamos esses pontos. Enviamos essas informações à polícia, que fará um policiamento mais atendo nessas localidades. Também teremos um plantão aqui do programa Rio Sem Homofobia, que irá receber e encaminhar possíveis denúncias de violência para que a polícia possa atuar rapidamente”, disse Cláudio Nascimento.

Recentemente a comunidade LGBT foi vítima de uma série de ataques de gangues durante a Parada Gay realizada em Copacabana, o que fez com que a polícia mudasse o esquema de policiamento para o Réveillon, inclusive com aumento no contingente nas ruas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade