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RJ: Centro ganha túnel em março mas trânsito vai seguir ruim

Prefeito afirma que apenas em 2016 a zona portuária vai ser entregue de novo à população sem transtornos

30 out 2014 - 12h15
(atualizado às 12h52)
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Prefeito Eduardo Paes registra derrubada da parede que liga os dois pedaços do túnel Rio 450 no centro do Rio
Prefeito Eduardo Paes registra derrubada da parede que liga os dois pedaços do túnel Rio 450 no centro do Rio
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

Pode ser que a vida do carioca que trabalha ou passa pelo centro da cidade fique um pouco menos complicada a partir de março de 2015, quando a prefeitura inaugura o túnel Rio 450, o primeiro dos três túneis que vão substituir o viaduto da perimetral, demolido ano passado. “Ainda vai ficar ruinzinho. Bom mesmo mesmo só vai ficar em 2016”, afirma o prefeito Eduardo Paes, que percorreu esta manhã os 1480 metros do túnel que vai ligar a avenida 1º de março, na altura da Praça Mauá, até a avenida Binário, na Gamboa, zona portuária e registrou o momento em que a última parede que ligava os dois pedaços de escavação começou a ser derrubado.

Mas para Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp), começa a melhorar um pouco o trânsito sim e explica. “Esse túnel complementa a Via  Binário, que já vem em três faixas desde a rodoviária até o centro e a partir do ano que vem ganha essas três faixas do centro em direção à rodoviária”, afirma.

O túnel já tem 70% das obras concluídas, faltando apenas acabar parte da pista de rolagem e a colocação da sinalização, câmeras, iluminação, ventilação e drenagem. “Estamos seguindo normas europeias de segurança”, garante o presidente do Consórcio Porto Novo, José Renato Ponte. Paralelo ao túnel principal há um outro, de menores dimensões, para em caso de emergência poder evacuar pessoas. “A cada 150 metros há uma saída para esse túnel.”

Uma grande preocupação sempre é com a possibilidade de alagamento, uma constante bem próximo do Túnel Rio 450 no antigo mergulhão da Praça XV. Ponte diz que isso foi estudado. “Temos uma cisterna com capacidade para 340 mil litros e mais cinco bombas espalhadas ao longo do túnel para esses casos”, explica.

A capacidade do túnel será de 55 mil veículos por dia e ele está escavado a uma profundidade máxima de 40 metros. Por ele há um outro túnel que o liga aos outros dois que vão complementar as obras da zona portuária até 2016, cada um com 3km de extensão. “Um está com 60% da escavação feita e outro com 50%”, afirma Eduardo Paes. “Em 2016 toda a região será devolvida à cidade. Em 40 anos fizemos um túnel, o da Linha Amarela e agora estamos fazendo seis ao mesmo tempo, mais BRTs, VLTs. É um período de sacrifício da população, mas que vai ser recompensado, principalmente para quem anda de transporte público”, disse. 

Fonte: Terra
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