PUBLICIDADE

RJ: Cabral lamenta mortes e determina apoio à região serrana

7 abr 2012 - 13h40
(atualizado às 15h52)
Compartilhar

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, lamentou neste sábado as mortes ocorridas por causa das fortes chuvas de ontem em Teresópolis, na região serrana. Em nota, ele disse que determinou a realização de ações imediatas dos órgãos do governo para o atendimento das vítimas na região. Equipes das secretarias de Defesa Civil, Saúde, Meio Ambiente e Obras foram deslocadas para auxiliar o município.

"Colocamos toda a estrutura do governo à disposição do prefeito (de Teresópolis) Arley Rosa. Na manhã deste sábado, ele me pediu o apoio da Comlurb para a limpeza da cidade. O prefeito (do Rio de Janeiro) Eduardo Paes de imediato atendeu ao pedido. Em menos de uma hora, o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório, e a presidente da Comlurb, Ângela Nobrega Fonti, me garantiram a subida de máquinas, equipamentos e profissionais", afirmou o governador.

A Defesa Civil de Teresópolis divulgou nesta sábado que faz buscas a uma pessoa desaparecida no bairro Ermitage. Segundo o órgão, pelo menos cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas com o temporal. Em pouco mais de quatro horas choveu na região serrana o que se esperava para todo o mês. Em consequência, todos os rios da região serrana estão em estágio de atenção.

As 414 pessoas desalojadas em Teresópolis foram deslocadas para alojamentos disponibilizados pela prefeitura. A chuva só deu uma trégua por volta das 23h de ontem, mas o dia amanheceu nublado na região, o que levou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a divulgar boletim colocando os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo em estado de vigilância, assim como Macaé e todas as cidades localizadas no norte e noroeste do Estado.

Doações aos desalojados

Para atender as famílias desalojadas, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis solicitou neste sábado a doação de água, que pode ser feita no Ginásio Pedrão (rua Tenente Luiz Meirelles, 211). Colchonetes e cestas básicas foram providenciadas pela prefeitura, em parceria com o governo do Estado.

Até esta tarde, haviam sido organizados cinco abrigos provisórios: na Escola Municipal Marilia Porto (rua Cecília Meirelles, 517, bairro Santa Cecília), Ciep Sebastião Mello (rua Acre, 432, bairro Rosário), Centro Educacional Rose Dalmaso (rua Palmira Maria de Oliveira, 131, bairro São Pedro), Creche São Pedro (rua Luis Noguê Júnior, 771, bairro São Pedro) e Associação de Moradores do Vale da Revolta.

Casas ficaram cobertas pela lama após a forte chuva que atingiu Teresópolis na sexta-feira
Casas ficaram cobertas pela lama após a forte chuva que atingiu Teresópolis na sexta-feira
Foto: Tasso Marcelo / Agência Estado
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade