PUBLICIDADE

Polícia

RJ: Batalhão de Choque vai investigar PM que jogou spray em jornalistas

20 ago 2013 - 14h56
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro avaliará, nesta semana, a atuação do policial que foi flagrado lançando spray de pimenta em jornalistas e manifestantes no protesto de segunda-feira, no Largo do Machado, zona sul da cidade. O novo comandante do batalhão, tenente-coronel Márcio Rocha, que assumiu o cargo nesta terça-feira, terá de apresentar aos policiais um estudo sobre os erros e acertos do PM, que foi afastado de atividades externas e será investigado por uma sindicância da Corregedoria da Polícia Militar.

"Vamos usar as imagens e analisar tudo o que aconteceu e qual deveria ser o procedimento correto. Isso vai ser feito pelo novo comandante, que está assumindo hoje e recebe esta responsabilidade com a sua tropa", disse o coordenador de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Cláudio Costa.

O policial afastado foi filmado e fotografado lançando spray de pimenta em jornalistas que filmavam sua atuação. Depois, o PM jogou spray em uma mulher, que tentou se proteger encostando na parede, enquanto ele procurava um ponto vulnerável para atingi-la. O PM será também avaliado por psicólogos da corporação e, após a sindicância - que tem prazo prorrogável de 30 dias -, pode ser considerado inapto para a função.

"Temos de ressaltar que este é um caso isolado. Este fato, infelizmente, aconteceu. Vamos, de imediato, agir desta forma para evitar que aconteça de novo, porque não é esta a determinação do nosso comando, nem o trabalho que a polícia quer desenvolver", disse Costa.

Segundo Costa, nos últimos três meses, a Polícia Militar tem discutido as diversas formas de abordagens e mudado a forma de agir. No entanto, ressaltou, "existem vândalos, que não querem o acordo e querem quebrar e depredar, independentemente do que é feito. Eles têm atacado a polícia e a imprensa, impedindo-a de trabalhar". O porta-voz da PM lembrou que a corporação tem apreendido coquetéis molotov e rojões com manifestantes. Ele lembrou que, em um dos protestos, um policial precisou ser hospitalizado depois de atingido por uma das bombas caseiras.

Desde o início das manifestações, em junho deste ano, a polícia vem sendo acusada pela imprensa e por manifestantes de usar força excessiva. Logo nas primeiras passeatas, o jornal americano The New York Times destacou, na primeira página, uma foto em que uma manifestante era atingida no rosto com spray de pimenta lançado por um PM.

No dia da maior das manifestações, que reuniu ao menos 300 mil pessoas na avenida Presidente Vargas, policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo na calçada do Hospital Souza Aguiar, que tem um dos maiores setores de emergência do estado, o fato que se repetiu em Laranjeiras, quando policiais usaram bombas de gás dentro da Clínica Pinheiro Machado, que fica em frente à sede do governo do Estado.

Mais recentemente, um fotógrafo da agência de notícias France Presse (AFP) foi golpeado na cabeça com um cassetete. Na semana passada, policiais do Batalhão de Choque atiraram balas de borracha e bombas de gás na direção da manifestantes que se abrigavam na 9ª Delegacia de Polícia, no Catete. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o caso.

Protestos contra tarifas mobilizam população e desafiam governos de todo o País
Mobilizados contra o aumento das tarifas de transporte público nas grandes cidades brasileiras, grupos de ativistas organizaram protestos para pedir a redução dos preços e maior qualidade dos serviços públicos prestados à população. Estes atos ganharam corpo e expressão nacional, dilatando-se gradualmente em uma onda de protestos e levando dezenas de milhares de pessoas às ruas com uma agenda de reivindicações ampla e com um significado ainda não plenamente compreendido.

A mobilização começou em Porto Alegre, quando, entre março e abril, milhares de manifestantes agruparam-se em frente à Prefeitura para protestar contra o recente aumento do preço das passagens de ônibus; a mobilização surtiu efeito, e o aumento foi temporariamente revogado. Poucos meses depois, o mesmo movimento se gestou em São Paulo, onde sucessivas mobilizações atraíram milhares às ruas; o maior episódio ocorreu no dia 13 de junho, quando um imenso ato público acabou em violentos confrontos com a polícia.

A grandeza do protesto e a violência dos confrontos expandiu a pauta para todo o País. Foi assim que, no dia 17 de junho, o Brasil viveu o que foi visto como uma das maiores jornadas populares dos últimos 20 anos. Motivados contra os aumentos do preço dos transportes, mas também já inflamados por diversas outras bandeiras, tais como a realização da Copa do Mundo de 2014, a nação viveu uma noite de mobilização e confrontos em São PauloRio de JaneiroCuritibaSalvadorFortalezaPorto Alegre e Brasília.

A onda de protestos mobiliza o debate do País e levanta um amálgama de questionamentos sobre objetivos, rumos, pautas e significados de um movimento popular singular na história brasileira desde a restauração do regime democrático em 1985. A revogação dos aumentos das passagens já é um dos resultados obtidos em São Paulo e outras cidades, mas o movimento não deve parar por aí. “Essas vozes precisam ser ouvidas”, disse a presidente Dilma Rousseff, ela própria e seu governo alvos de críticas.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade