PUBLICIDADE

RJ: alagamentos foram causados por cabeça d'água, diz secretário

3 jan 2013 - 08h49
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Os alagamentos ocorridos na madrugada desta quinta-feira na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, foram provocados por uma cabeça d'água, fenômeno que é ligado a uma enchente rápida no rio. A informação foi dada pelo secretário municipal de Defesa Civil de Duque de Caxias, Marcelo Silva Costa, ao Bom Dia Rio.

De acordo com secretário, uma cabeça d'água provocou os alagamentos
De acordo com secretário, uma cabeça d'água provocou os alagamentos
Foto: Oswaldo Prado / Agência Estado

RJ terá mais temporais nos próximos dias, diz meteorologista

Relembre a maior tragédia climática já vivida no Brasil

"Chegamos à conclusão que foi uma cabeça d’água, desencadeando uma enxurrada brusca que trouxe uma grande avalanche de terra, árvores, pedras até as casas que estavam no beira-rio”, diz Marcelo Costa.

O distrito de Xerém, em Duque de Caxias, foi o mais atingido pelo temporal. Nas últimas 24h, choveu 212 mm no local. Foi confirmada a morte de uma pessoa. Trata-se de um homem, ainda não identificado, cujo corpo foi encontrado na praça central da cidade. 

O secretário pediu que a população mantenha a calma, procure locais seguros e evite ficar dispersa na rua. Cerca de 200 pessoas estão desalojadas em Xerém. 

Histórico de deslizamentos

Em janeiro de 2011, a baixada fluminense enfrentou a maior tragédia climática da história do Brasil. Foram 918 mortos e mais de 215 desaparecidos após as fortes chuvas que atingiram sete municípios da região. As cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

No ano anterior, em 2010, uma série de deslizamento deixou 30 mortos em Angra dos Reis nas primeiras horas do dia 1º de janeiro. O deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, matando pelo menos 19 pessoas. No continente, 11 pessoas morreram em outro desmoronamento.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade