PUBLICIDADE

RJ: 'ainda senti os batimentos', diz morador ao tentar salvar menina

30 jul 2013 - 14h36
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Rompimento de adutora na zona oeste do Rio de Janeiro causou a morte de uma criança e destruiu casas nesta terça-feira
Rompimento de adutora na zona oeste do Rio de Janeiro causou a morte de uma criança e destruiu casas nesta terça-feira
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A morte da menina Isabela Severo da Silva, três anos, comoveu os moradores da estrada do Mendanha, em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, área atingida pelo rompimento de uma adutora na manhã desta terça-feira. O vendedor de peças de trator Carlos Henrique Dantas contou que, por volta das 5h30, estava saindo de casa quando percebeu o forte vazamento e começou a buzinar para acordar os vizinhos, pois o nível da água subia muito rápido. 

urante o salvamento, os vizinhos receberam a notícia que haviam encontrado a menina Isabela Severo da Silva, três anos, desacordada. "Todo mundo começou a se ajudar quando veio a notícia de que tinha uma menina desfalecida. Quando cheguei, tinha muito escombro e até uma bicicleta em cima dela. Fui tirando aos poucos, com cuidado, e quando toquei nela, ainda senti os batimentos, fraquinho, mas senti", relatou o morador. 

Dantas conta que prestou todos os procedimentos de socorro que aprendeu com um amigo. "Fiz a respiração e massagem e chegou a sair secreção. Foi quando chegou um bombeiro, a pegou no colo e levou. Depois ficamos sabendo que, infelizmente, não conseguimos salvá-la. Fiquei muito triste", lamentou. 

O morador acredita que, se não fosse a solidariedade entre os moradores, mais gente poderia ter morrido. "Um ajudou o outro. Os bombeiros demoraram para chegar, ficou tudo alagado, apenas uma conseguiu encarar e chegar ao ponto da casa dela. Foi uma situação que eu nunca vou esquecer mais na minha vida", completou. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, outras 15 pessoas ficaram feridas. Nove foram encaminhadas para o Hospital Rocha Faria e seis atendidas e liberadas no local. Um balanço parcial da corporação informou que 16 casas foram atingidas e outras 17 desabaram. Além disso, há em torno de 72 desabrigados e 70 desalojados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade