PUBLICIDADE

Rio testa sistema de pagamento de passagens de transporte público via celular

24 out 2013 - 14h23
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A Riocard, empresa responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica no Rio, está testando um novo aplicativo que substitui o uso de dinheiro e cartões no pagamento da passagem de transporte público. Com o aplicativo os usuários do estado poderão usar seus smartphones para pagar a passagem, ver saldo e até comprar créditos.

Há um mês em meio em teste o sistema ainda não tem data para ser implantado e, caso seja aprovado, valerá para ônibus, barcas, trens e vans. Para utilizá-lo será preciso ter um smartphone com acesso à internet e sistema NFC, que possibilita a transmissão de dados entre o telefone e o validador do meio de transporte.

“A pessoa aproxima o telefone do validador como faz com o cartão, com a diferença de que o aplicativo permite a consulta do saldo em tempo integral e a compra de créditos”, explica Homero Quintaes, diretor da RioCard TI. Ele acredita que no futuro o uso de cartão será quase todo substituído pelo uso de smartphones. “Vemos isso como uma evolução natural”, afirma, lembrando que essa será apenas mais uma forma do usuário pagar pelo transporte, não excluindo o uso do de dinheiro e cartões.

Por enquanto 200 pessoas foram selecionadas para realizar os testes que seguem até dezembro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade