PUBLICIDADE

Rio terá falta d'água por 24 horas a partir da manhã desta terça

12 nov 2012 - 17h16
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro e boa parte da Baixada Fluminense devem enfrentar problemas no abastecimento de água a partir das 8h desta terça-feira. A Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) vai fazer uma paralisação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, a maior em volume de água tratada do mundo, para manutenção preventiva com vistas ao aumento do consumo que ocorre no verão.

A ETA do Guandu é responsável pelo abastecimento de 85% da cidade do Rio e 70% da Baixada Fluminense, o que totaliza 8,5 milhões de pessoas. A Cedae promete que o abastecimento voltará ao normal 24 horas depois do início da paralisação, na manhã de quarta-feira, mas poderá demorar até 48 horas em regiões isoladas, como áreas mais altas e "pontas" do sistema.

A Cedae montou esquema especial para atender hospitais, escolas e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante. Construída a partir de 1955, a ETA do Guandu teve suas obras concluídas em 1963. A estação trata 43 mil litros de água por segundo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade