PUBLICIDADE

Cidades

Rio pesa alunos para combater obesidade e desnutrição

21 mai 2009 - 02h05
(atualizado às 02h16)
Compartilhar

Profissionais da Secretaria Especial de Envelhecimento e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro começaram, nessa segunda-feira, a medir o Índice de Massa Corporal (IMC) de 1.200 estudantes da Escola Municipal Ciep Rubens Paiva, em Curicica. A ação faz parte do projeto "Escola Saudável", que pretende criar o maior banco de dados sobre o estado nutricional de crianças e adolescentes matriculados na rede pública.

"Faremos avaliações periódicas em todas as escolas. A partir do banco de dados, vamos traçar ações contra as deficiências diagnosticadas", explicou a secretária Cristiane Brasil. Segundo ela, o trabalho estará pronto em 2012.

"É importante começar a fiscalização pelas escolas públicas. Merecem atenção os casos de sobrepeso, como também os de desnutrição. Estamos programando campanhas educativas, mas ficaremos atentos à venda de guloseimas nos arredores das instituições", disse a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan-RJ), Jurema Batista.

Uma pesquisa do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Uerj verificou que 15,6% dos alunos nas escolas públicas do Rio estavam acima do peso recomendado para sua idade, e 11,7% poderiam ser considerados obesos. Na outra ponta do problema, estudo da UFRJ constatou carências alimentares em crianças de 1 a 5 anos matriculadas em instituições do município.

"Rio de Janeiro mais leve"

Ainda ontem, o prefeito Eduardo Paes sancionou uma lei que promete combater a obesidade e o sobrepeso na cidade. Batizado de "Rio de Janeiro mais leve", a medida prevê a implementação de ações para a redução de peso, combate à obesidade adulta e infantil, e à obesidade mórbida na população carioca.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade