PUBLICIDADE

Rio: mutirão para identificar vítimas é montado no Bumba

10 abr 2010 - 09h41
Compartilhar

Um mutirão foi montado no Morro do Bumba, em Niterói, para auxiliar na identificação das títimas do desabamento. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, designou na sexta-feira um grupo de magistrados para atuar, sem prejuízo de suas funções, na força-tarefa, junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais.

O objetivo da iniciativa é agilizar os procedimentos referentes à expedição das guias de sepultamentos, bem como das certidões de óbitos. Os serviços serão prestados 24h por dia.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, editou decreto isentando de todas as taxas o translado das vítimas fatais, bem como o sepultamento no município de Niterói.

Posto de emissão de identidade

Os moradores que perderam suas casas no deslizamento de terra e lixo do Morro do Bumba também podem tirar a segunda via da carteira de identidade no posto montado pelo Detran próximo ao local onde ocorreu a tragédia. O posto vai funcionar até a próxima segunda-feira.

Além disso, as unidades do órgão em Niterói e São Gonçalo estarão abertas para o atendimento de pessoas que perderam o documento de identidade durante o temporal que atingiu as duas cidades.

O presidente do Detran, Fernando Avelino, disse que a medida tem o objetivo de agilizar a entrega do documento "para que as vítimas do temporal retomem o mais rápido possível o caminho da normalidade".

Estragos e mortes

A chuva que castiga o Rio de Janeiro desde segunda-feira deixou pelo menos 214 mortos e 161 feridos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado. Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), desde o início do mês foi registrado índice pluviométrico entre 200 mm e 400 mm (dependendo da localidade). É o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista pro mês de abril é de 91mm.

Com informações do O Dia

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade