PUBLICIDADE

Rio: manifestantes começam a se concentrar na Candelária

11 jul 2013 - 16h28
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 100 pessoas já estão reunidas na Candelária, ponto de concentração da passeata promovida pelas centrais sindicais, para marcar o Dia Nacional de Luta no Rio. Os manifestantes, em sua maioria, usam camisetas das centrais sindicais e portam bandeiras das entidantes às quais são filiados, além de balões da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Os organizadores da manifestação, que deve começar às 17h, levaram cinco carros de som para usar durante a passeata que percorrerá toda a avenida Rio Branco e terminará na Cinelândia. O sistema de som de um dos carros já foi ligado e iniciado com o canto do Hino Nacional, acompanhado pelos manifestantes.

A maior parte do público presente é formada por pessoas mais velhas, diferentemente do que se observava nas manifestações do mês passado, em que os participantes eram predominantemente jovens. Há estudantes também presentes à concentração, com camisas de escolas.

Por medida de segurança, todas as agências bancárias ao longo da avenida Rio Branco e no cruzamento com a avenida Presidente Vargas, no centro financeiro do Rio, estão cobertas por tapumes e fechadas para atendimento ao público.

Soldados do 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região central da cidade, já estão posicionados ao longo da avenida Rio Branco.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que a Presidente Vargas está interditada, na altura da Candelária, em direção à zona norte, entre a rua Primeiro de Março e a avenida Rio Branco, por causa da chegada de pessoas para a manifestação convocada pelas centrais sindicais.

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju

 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade