4 eventos ao vivo

Rio faz cerimônia coletiva de união estável gay com 92 casais

9 dez 2012
18h47
atualizado às 18h54

Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

Noventa e dois casais disseram o sim neste domingo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na terceira cerimônia coletiva de união estável homoafetiva realizada pelo Estado. Conduzido pela juíza Cristiana de Faria Cordeiro, o evento é uma iniciativa do tribunal em conjunto com o programa estadual Rio Sem Homofobia e a Defensoria Pública.

Entre os cônjuges estão diversos servidores públicos do TJ que foram incentivados a regularizar suas uniões. O beijo foi puxado pelo superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, e seu companheiro João Silva.

A cerimônia também contou com a presença da desembargadora aposentada e presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, Maria Berenice Dias, madrinha simbólica dos casais.

Os travestis e transexuais tiveram seus nomes sociais e de registro nas atas da audiência. Após a cerimônia, os casais que tiveram interesse ainda puderam entrar com um pedido de solicitação de conversão de união estável para casamento com o auxílio da equipe da Defensoria Pública.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade