PUBLICIDADE

Rio fará simulação de alertas de chuva em áreas de risco

30 jun 2011 - 02h59
Compartilhar
MARIANA MOURA

Oito mil famílias participarão domingo do simulado do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário, um exercício de desocupação de áreas de risco em caso de chuvas fortes. A ação será feita simultaneamente em 20 comunidades das zonas Sul, Norte e Oeste do Rio de Janeiro, onde o sistema de sirenes já foi instalado.

O ensaio vai preparar a população para saída rápida e eficaz. O objetivo é treinar, no período de seca, as rotas de saída das favelas. Com apoio de 800 agentes públicos e 1.300 voluntários, os moradores serão levados para lugares seguros pré-estabelecidos pela prefeitura.

Às 9h, líderes e agentes comunitários receberão mensagem de texto em celular avisando da previsão de chuva moderada a forte. Trinta minutos depois outro SMS vai avisá-los para que comecem a mobilização da comunidade. Do Centro de Operações serão acionadas as sirenes para a desocupação.

Segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, Márcio Motta, as 20 primeiras comunidades foram escolhidas devido ao número de casas na área de alto risco. "Vamos testar em todas nesse período de normalidade. A nossa meta é fazer 10 a cada mês, para fechar as 60 em outubro", declarou.

O simulado será feito nas comunidades do Borel, Formiga, Arrelia, Macacos, Morro do Encontro, Vila Cabuçu, Barro Preto, Dona Francisca, Nossa Senhora da Guia, Santa Terezinha, Cachoeira Grande, Cotia, Cachoeirinha, Matinha, Bispo, Turano, Liberdade, Chacrinha, Barão, Sítio do Pai João e Rocinha. Em perigo real, sirenes são acionadas quando medidores pluviométricos atingem 40mm em uma hora.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade