PUBLICIDADE

Cidades

Rio entra novamente em estágio de atenção devido a chuva

10 jul 2014 - 16h36
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Chuva colocou o Rio de Janeiro em estágio de atenção pelo segundo dia seguido
Chuva colocou o Rio de Janeiro em estágio de atenção pelo segundo dia seguido
Foto: Carlos Monteiro / Futura Press

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 15h desta quinta-feira por causa da possibilidade de chuvas moderadas e, ocasionalmente fortes, nas zonas sul e norte, no Centro, e na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, zona oeste. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, instabilidades associadas ao transporte de umidade do mar para o continente devem provocar as precipitações.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro. Para as próximas horas, a prefeitura recomenda que a população permaneça ou procure um local seguro e evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos. Se houver ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, o recomendável é evitar ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas.

A prefeitura orienta ainda que os moradores verifiquem se há sinais de rachaduras nas residências. Se perceberem trincas ou abalos na estrutura, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 e evitar ficar em casa. 

Quem morar em áreas de risco deve ficar atento aos alertas sonoros, porque o acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Neste caso, as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.

A prefeitura também pede que, nesses casos, a população não deixe o lixo nos pontos de coleta, porque a água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias. Em casos de emergências, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros no número193, Defesa Civil, no 199 ou para a Central de Atendimento da prefeitura, no número 1746. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade