PUBLICIDADE

Rio entra em estado de atenção por chuva após registrar 41ºC

Cidade teve recorde de temperatura do ar no ano e sensação térmica pode ter passado dos 50ºC em algumas regiões

12 nov 2013 - 17h59
(atualizado às 18h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pedestre luta contra o vento no centro do Rio de Janeiro</p>
Pedestre luta contra o vento no centro do Rio de Janeiro
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Após a terça-feira bater recorde de calor no Rio de Janeiro, com os termômetros de rua marcando até 48º, como ocorreu em Jacarepaguá, na zona oeste, o Centro de Operações da prefeitura informou, à tarde, que a bacia da Guanabara entrou em estágio de atenção, devido ao início das pancadas de chuva. A cidade registrou hoje o recorde de temperatura no ar, superando os 40,9ºC registrados em fevereiro. A máxima chegou quase aos 42ºC, segundo o Climatempo, mas a sensação térmica atingiu os 48°C, e pode ter passado dos 50°C em algumas regiões, levando cariocas e turistas às praias.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica

Nuvens muito carregadas cobriram o Rio de Janeiro pela tarde desta terça-feira. Até 17h45, pelo menos a região do aeroporto Tom Jobim, no centro, registrou chuva, com ventos de quase 80 km/h. Houve registro de granizo na zona norte, na região de Rocha Miranda e da Penha.

As áreas de chuva não devem se prolongar pela noite, mas o tempo deve ficar mais instável nesta quarta-feira e com grande queda da temperatura. A passagem de uma frente fria vai injetar um pouco de ar polar sobre o Rio, aliviando o calor. Além disso, o vento marítimo vai predominar sobre o Rio, levando muita umidade para a Grande Rio. O aumento de umidade vai facilitar a formação de muitas nuvens que vão provocar chuva.

Estado de atenção

A bacia da Guanabara compreende os bairros de Penha, Pavuna, Madureira, Centro, Tijuca e Ilha do Governador, concentrando, principalmente, a área suburbana e norte do Rio de Janeiro.O estado de atenção, com as chuvas, compreende o segundo de quatro estágios e significa possibilidade de chuva moderada ou forte nas próximas horas. 

A sensação térmica na capital ultrapassou os 50ºC em áreas como a praça Mauá, na região central. As praias da zona sul do Rio ficaram lotadas. Após esse calor, com umidade baixa e índice de radiação solar extremo, a previsão era de virada do tempo, com a chegada de uma frente fria que viria acompanhada de temporais, já durante a tarde. Uma outra frente fria deve chegar ao Estado no  próximo feriado, de 15 de novembro. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade