PUBLICIDADE

Rio é 1ª cidade do mundo a receber título de Paisagem Cultural

1 jul 2012 - 11h51
Compartilhar

Belezas naturais e harmonia com o homem fizeram do Rio a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A escolha ocorreu neste domingo, em votação na 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está reunido em São Petersburgo, na Rússia, desde o dia 25 de junho.

Em setembro de 2009, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou à Unesco o dossiê completo da candidatura do Rio, justificando seu valor universal pela interação da sua beleza natural com a intervenção humana. O conceito de paisagem cultural foi adotado pela agência das Nações Unidas (ONU) em 1992, e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972, que instituiu a lista do Patrimônio Mundial.

Até agora, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionavam-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. "O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na lista do Patrimônio Mundial", avalia o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

Por meio de nota, o Itamaraty ressaltou que o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios avaliou "não constar hoje da lista do Patrimônio Mundial qualquer paisagem cultural com a combinação de valores e atributos presentes no Rio de Janeiro".

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que discursou em português ao fazer a defesa da cidade, e o presidente do Iphan, que apresentou a candidatura, acompanharam os trabalhos e comemoraram a decisão, que resultou na inclusão de mais um bem brasileiro na lista, o 19º.

De acordo com o Iphan, a partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação de sua paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana, além da entrada da baía de Guanabara. Os bens cariocas que agora são Patrimônio Mundial incluem ainda o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

Nenhuma cidade havia recebido o título da Unesco
Nenhuma cidade havia recebido o título da Unesco
Foto: Rio2016 / Divulgação
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade