PUBLICIDADE

Rio de Janeiro confirma primeiro caso de zika

Vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, mas tem cura mais rápida

2 jun 2015 - 15h55
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado do Rio de Janeiro registrou, neste fim de semana, o primeiro caso do zika vírus - doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Os sintomas da dengue e da zika são parecidos: febre, dores no corpo, nas articulações e manchas vermelhas. O zika também provoca vermelhidão nos olhos.

Transmitidos pelo mesmo mosquito, sintomas dos vírus da dengue e zika são parecidos
Transmitidos pelo mesmo mosquito, sintomas dos vírus da dengue e zika são parecidos
Foto: IStock

"Uma grande preocupação é não negligenciar os casos de dengue, que têm uma letalidade maior. É importante ter clareza no diagnóstico e, na dúvida, tratar como dengue" afirma Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O zika não é transmitida de pessoa a pessoa.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Após exames laboratoriais, o primeiro caso foi confirmado na capital fluminense pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na noite do último domingo (31). O paciente não tinha antecedentes de viagem. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o paciente se recupera bem.

"É uma doença muito benigna e autolimitada. Geralmente, a pessoa fica curada em cerca de quatro a cinco dias. Já o tempo médio de recuperação dos sinais e sintomas da dengue é de 7 a 10 dias", explicou Chieppe.

Como prevenir

A forma mais eficaz de se prevenir contra o zika é combatendo os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes e que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença.

O vírus foi descoberto pela primeira vez em 1947, em Uganda (África), na Floresta de Zika. Nas Américas, somente foi identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile, e no oceano Pacífico, no início de 2014. Em abril de 2015, foi confirmada a circulação do zika no Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade