PUBLICIDADE

Cidades

Rio corre risco de falta d'água devido ao desperdício

21 jan 2010 - 08h29
(atualizado às 08h37)
Compartilhar

A Companhia estadual de águas e esgotos do Rio Janeiro (Cedae) fez um alerta ao moradores do Estado para evitar o desperdício de água e aderir ao consumo consciente. Caso contrário, o Grande Rio vai sofrer com o desabastecimento ainda neste verão, sobretudo nas regiões centro, zona oeste e Baixada Fluminense. A companhia registrou aumento de 15% no consumo de água, quase o dobro do estimado para este verão.

Se comparado a janeiro de 2007, quando os números começaram a crescer, a demanda da população por água mais que dobrou. Bairros que mais furtam com os "gatos" e os que ganharam ou ganharão novos empreendimentos imobiliários, sobrecarregando o sistema de abastecimento, correm ainda mais risco.

De acordo com a Cedae, os 15% de aumento equivalem ao consumo de todos os imóveis de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio juntos. Conforme o diretor de Produção e Grande Operação da Cedae, Jorge Briard, a única saída para evitar a falta d'água é não desperdiçá-la no horário de maior consumo, das 7h às 20h.

"É apenas uma questão de hábito que precisa ser repensada. Mas se a atitude não mudar, o racionamento poderá ser obrigatório e não vai ser fácil esperar até as 20h para tomar banho", disse Briard.

No mapeamento realizado pela Cedae para levantar as áreas que mais correm risco de desabastecimento, encabeçam a lista Barra e Jacarepaguá, na Zona Oeste, Nova Iguaçu, na Baixada, e Colubandê, em São Gonçalo, onde foram descobertos "gatos" recentemente. Segundo a companhia, a razão para o alerta é o consumo desenfreado que o "gato" estimula.

"Quem não paga a conta não se preocupa em economizar. Na Barra, descobrimos até cascata de água e lago de peixes abastecido por ligações clandestinas. O problema é que sobrecarrega o sistema e deixa sem água quem age corretamente", afirmou Briard.

Em Madureira, na Zona Norte, onde os termômetros registraram 39° C na quarta-feira(a máxima na cidade ficou em 39,7°C), a saída encontrada pelo administrador Carlos Alberto Antunes, 59 anos, para refrescar os sobrinhos Lygia, Patric e Natan foi o tradicional banho de mangueira. "Sabemos que é preciso economizar água, mas esperar até as 20h para tomar banho vai ser difícil com o calor escaldante", disse.

Em Nilópolis, na Baixada, os moradores já começaram a pagar o preço. Na Rua Mário Valadares, eles reclamam que as torneiras estão secas há dias. No entanto, a cobrança, ao contrário da água, não foi interrompida. A média de gasto de uma residência naquela rua é de R$ 85.

Racionamento

Como poupar água

As dicas para economizar água não são novas, mas são sempre atuais. Se o tempo do banho for reduzido pela metade (ou para 10 minutos), gera economia de 95 a 180 l em um só banho. Também deve-se evitar desperdício ao escovar os dentes: se a torneira ficar aberta, são cerca de 25 l de água perdidos desnecessariamente. Torneiras com defeito são inimigas do racionamento: 46 l podem ser desperdiçados em um só dia de pinga-pinga.

De olho no relógio

A orientação da Cedae é para que o consumo de água seja reduzido entre 7h e 20h. A dica é evitar molhar plantas, lavar carro e qualquer outra atividade que não seja considerada de extrema urgência.

Sul em estado de alerta

Na manhã de quarta-feira, um forte mau cheiro no Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa, fez a Cedae ficar em alerta sobre possível contaminação tóxica. O rio abastece a capital, além dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Por precaução, a captação de água na região foi interrompida até o início da noite, mas a contaminação foi descartada. Especialistas analisarão a água para saber o que causou o mau cheiro, que pode ter sido consequência do acúmulo de algas.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade