PUBLICIDADE

Cidades

Reintegração de posse tem confronto com a PM em SP

Pelo menos 70 pessoas foram detidas e encaminhadas para delegacia no centro de São Paulo

16 set 2014 - 08h00
(atualizado às 17h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma reintegração de posse em um hotel abandonando na avenida São João, no centro de São Paulo, resultou em confronto entre ocupantes a Polícia Militar. A ordem judicial para que os moradores deixassem o prédio não teria sido obedecida pelos ocupantes e a PM entrou em ação por volta das 7h, usando bombas de gás lacrimogêneo  para afastar um grupo de moradores.

SP: homem passa mal após confronto entre PM e manifestantes:

De acordo com os ocupantes, foi feita uma promessa de que 40 caminhões auxiliariam na mudança da família e o número de veículos no local seria bem inferior. 

Segundo o Frente de Luta por Moradia (FLM), cerca de 200 famílias viviam no local e o combinado era que os móveis seriam levados para um depósito. Os sem-teto ocupam o prédio há cerca de 6 meses.

De acordo com a PM, policiais ocupam os arredores do prédio para impedir novos tumultos.  A SPTrans alterou o itinerário de pelo menos 30 linhas na manhã de hoje, que estão evitando passar pela região que fica nas proximidades de vários terminais da região central da capital paulista.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a juíza Maria Fernanda Belli, da 25ª Vara Cível do Foro Central, determinou a reintegração de posse do prédio, a pedido da empresa proprietária do imóvel, a Aquarius Hotel Limitada. A Justiça requisitou o apoio da Polícia Militar na desocupação.

Reintegração em hotel abandonado tem confronto com a PM:

Por volta das 10h, um ônibus articulado foi incendiado em frente ao Teatro Municipal. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local para apagar as chamas, que atingiram a rede elétrica na altura da Praça Ramos de Azevedo. 

Foto: Arte Terra

Feridos e detidos

Às 11h, a Secretaria de Segurança Pública informou que pelo menos 70 pessoas haviam sido encaminhadas para a 3º DP, em Campos Elíseos, na região central. De acordo com a pasta, todos os detidos faziam parte da ocupação.

Tropa de Choque age durante reintegração de posse em São Paulo:

Segundo o comando da Polícia Militar no local, em entrevista à Globo News, dois policiais e uma gestante foram socorridos no início do confronto e encaminhados para hospitais da região. 

Hotel abandonado

De acordo com a secretaria, a reintegração estava prevista para ocorrer no dia 11 de junho, porém, na ocasião, foi cancelada porque não foram disponibilizados pela empresa proprietária do imóvel os meios necessários para a desocupação (caminhões e carregadores para o transporte dos pertences dos moradores).

A reintegração foi reagendada para o dia 27 de agosto. Porém, no dia, foi novamente suspensa porque os oficiais de Justiça avaliaram que o número de caminhões e transportadores ainda não era suficiente. Uma das integrantes do movimento, Shirley Santana, de 35 anos, disse que estava no interior do prédio quando a polícia chegou e atirou bombas pela janela. “As pessoas resistem porque elas não têm para onde ir”, acrescentou

Com informações da Agência Brasil

Colaboram com esta notícia os leitores Joyce Galvão, Fábio Davidson, Roberto Ono, Philippe Nery, Priscila Souza e Marcio Antonio Ebert, de São Paulo (SP), Danilo Palma, de Guarulhos (SP), Giselle Martos, de Mogi das Cruzes (SP), e Cleidiane Santos Moreira, de Santana de Parnaíba (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade