PUBLICIDADE

Região Sul vive semana de frio polar

16 jul 2010 - 11h21
Compartilhar

Após uma semana de frio intenso, a região Sul do País ainda sofre reflexos da massa de ar polar que foi considerada recorde pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, órgão oficial de Meteorologia do governo dos Estados Unidos. Para o final de semana, porém, a previsão é de subida nas temperaturas, mas com aumento da nebulosidade e chuvas.

Meninos caminham pela ferrovia coberta pela geada, em Santana do Livramento, RS
Meninos caminham pela ferrovia coberta pela geada, em Santana do Livramento, RS
Foto: Daniel Badra/Freelancer / Especial para Terra

O vento gelado e a geada marcaram os últimos dias e deixaram um reflexo negativo de 4 mortes provocadas pela baixa temperatura. Com os termômetros constantemente próximos do 0ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), gaúchos e catarinenses tiveram, em momentos, clima mais severo do que o registrado em bases do Brasil e da Argentina no Polo Sul.

A quarta-feira foi o dia mais frio na maioria das localidades da região. A capital mais fria foi Porto Alegre, onde a mínima chegou a 2,4ºC, registrados pelo Inmet no Aeroporto Salgado Filho. O recorde de frio foi anotado em Urupema. Localizado em um vale, a 198km de Florianópolis, o município teve frio de -7,8ºC.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou queda de chuva congelada em Pitanga, na região central do Estado. Moradores da cidade, contudo, afirmaram que o fenômeno parecia neve, de uma variedade que os meteorologistas chamam de granular, pelo tamanho dos flocos e o derretimento rápido.

Chuva na região
Conforme a Climatempo, no sábado, o tempo fica instável com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no norte e no oeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul, no leste e no oeste do Paraná. Nas demais áreas gaúchas o céu fica nublado, mas chove principalmente a partir da tarde. No norte paranaense o sol aparece pouco entre muitas nuvens e são pequenas as chances de chuva.

Nas demais áreas paranaenses, o tempo não fica completamente fechado e ocorrem aberturas de sol, mas chove a qualquer hora do dia. O mar fica bem agitado também nas praias do Paraná e do litoral norte de Santa Catarina, com ondas por volta de 2,5 m. As demais áreas costeiras do sul têm ondas de 2 m.

No domingo, uma nova frente fria deixa o céu com muitas nuvens e provoca chuva ao longo do dia no leste do Paraná e de Santa Catarina e no sul, no leste e no oeste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. No norte paranaense o sol aparece fraco entre muitas nuvens e não chove. Nas demais áreas da Região, o céu fica com muitas nuvens, o sol quase não aparece e chove a qualquer hora do dia.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade