PUBLICIDADE

Cidades

Região Sul tem nova manhã com termômetro próximo de 0ºC

15 jul 2010 - 09h56
(atualizado às 20h03)
Compartilhar

Cesar Soares
Direto de Pelotas

As baixas temperaturas dos últimos dias, no sul do Brasil, devem seguir proporcionando belas paisagens de inverno e dificultando a vida de quem precisa sair de casa nas primeiras horas da manhã até sexta-feira. De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas as mínimas na zona sul do Rio Grande do Sul não passarão dos 5ºC na manhã desta quinta-feira.

Assim que o dia clareou, no centro de Pelotas, os termômetros registravam 3ºC. Roupas pesadas, mão no bolso e acessórios foram o jeito encontrado por quem precisou encarar o ar gelado. A partir de amanhã as temperaturas começam a apresentar moderada elevação com possibilidade de chuva para sábado. Antes, também aumenta a umidade o que pode favorecer a ocorrência de neve nas áreas mais altas do Estado.

Chuva no final de semana
A massa polar recorde prevista pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) continua atuando no Sul do Brasil e mantém mínimas abaixo de 0ºC nesta quinta-feira. Várias localidades de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná voltaram a registrar geada e até mesmo chuva congelada, conforme a Climatempo.

No Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou -5ºC em General Carneiro e -2,5ºC em Clevelândia. Em Santa Catarina, a temperatura chegou aos -4,3ºC em Caçador, -3,9ºC em São Joaquim, -3,7ºC em Curitibanos e -3,1ºC em Joaçaba. No Rio Grande do Sul fez -1,6ºC em Quaraí, -1,4ºC em Soledade, -1,2ºC em Erechim e -0,9ºC em Bagé.

A partir de sexta-feira, contudo, a temperatura volta a subir na região. No entanto, há expectativa de um grande aumento da nebulosidade já na noite de hoje. Amanhã ainda deve gear no centro-sul do RS, onde a madrugada e o amanhecer devem ser praticamente sem nuvens, o que acelera o resfriamento.

Especial para Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Paulo Henrique Ribeiro Derengovski, de Lages (SC), Anderson Dembiski, de União da Vitória (PR), Luiz Carlos Ganzalla e Zoleide Fenili, de Videira (SC), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

 Meninos caminham pela ferrovia coberta pela geada, em Santana do Livramento
Meninos caminham pela ferrovia coberta pela geada, em Santana do Livramento
Foto: Daniel Badra/Freelancer / Especial para Terra
vc repórter
Compartilhar
Publicidade