PUBLICIDADE

Cidades

Região metropolitana de Curitiba e de Florianópolis registram neve

Temperatura chegou a -7,8ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina

23 jul 2013 - 09h34
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Há registros de neve em Curitiba, mas os órgãos oficiais que monitoram o clima ainda não confirmaram o fenômeno na capital paranaense
Há registros de neve em Curitiba, mas os órgãos oficiais que monitoram o clima ainda não confirmaram o fenômeno na capital paranaense
Foto: Joyce Carvalho / Especial para Terra

A massa de ar polar que atinge parte do Brasil é tão intensa que chegou a provocar a ocorrência de neve na região metropolitana de Curitiba (PR) e de Florianópolis (SC) nesta terça-feira. Também houve o fenômeno em Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul. 

Saiba como se calcula a sensação térmica

Pelo menos três cidades da Grande Curitiba registraram neve de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar): em Araucária e em São José dos Pinhais, onde o Aeroporto Internacional Afonso Pena informou que nevou fraco por volta das 8h30.

Por volta das 10h, a Simepar confirmou que houve pequenos flocos de neve em vários bairros da capital paranaense e chuva congelada em praticamente toda a cidade. Segundo a Climatempo, os termômetros registravam 1ºC por volta das 8h de Curitiba, mas a sensação térmica era de -5ºC. 

Em Santa Catarina, a Epagri/Ciram informou que nevou no morro do Cambirela, em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis. O fenômeno ocorreu hoje ainda em Irani, São Bento do Sul, Dona Emma e no morro do Cachorro, em Blumenau. 

Segundo as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa nesta terça-feira foi registrada em Bom Jardim da Serra (SC), -7,8ºC às 7h. No Paraná, a  mínima foi em Clevelândia, no sul do Estado, com -2,1ºC às 8h. No mesmo horário, a temperatura mais baixa do Rio Grande do Sul ocorreu em São José dos Ausentes, -3,9ºC.  

PR: internauta registra neve em Campo Largo; veja:

Ontem, a Epagri/Ciram confirmou neve em 38 cidades catarinenses. No mesmo dia no Rio Grande do Sul, o Inmet informou que nevou em quatro cidades. 

A previsão é que o frio diminua de intensidade no Estado gaúcho a partir de amanhã. "A massa de ar polar é como uma bola e o centro é mais frio e hoje já está passando por Santa Catarina e pelo Paraná, tanto que no Rio Grande do Sul não deu mais tanta temperatura negativa. Então deve diminuir de intensidade no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná fica ainda frio. Em São Paulo, o frio também aumenta", explicou a meteorologista da Climatempo, Aline Tochio.

Segundo ela, em Mato Grosso do Sul o frio também deve dar uma trégua a partir desta quarta-feira. As temperaturas baixas atingiram até Mato Grosso, onde em Cuiabá os termômetros marcaram 10ºC, e no sul de Rondônia, onde Vilhena registrou 12ºC. 

Colaborou com esta notícia o internauta Alessandro Sarnik, de Campo Largo (PR), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade