3 eventos ao vivo

Queda de helicóptero deixa dois mortos na zona oeste de SP

11 jul 2012
10h47
atualizado às 15h44
  • separator

Ricardo Santos
Direto de São Paulo

Um helicóptero caiu em um galpão na rua Carijós, na Lapa, zona oeste de São Paulo, na manhã desta quarta-feira e deixou dois pilotos mortos. Mailson Rocha Lopes, 24 anos, e Denis Frank Thomazi, 32, morreram no local.

O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima, informou que os dois tripulantes eram experientes. "Um piloto que compareceu ao local informou que as duas vítimas eram pilotos profissionais e o que eles estavam fazendo era um voo de mudança de categoria, portando não eram alunos", informou.

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros José Luiz Borges, o helicóptero perdeu altura e atravessou o telhado de um galpão a cerca de 12 m de altura. A aeronave se partiu e a cabine bateu no chão. O galpão era um centro de depósito e distribuição de bobinas de aço e, no momento do acidente, 20 pessoas trabalhavam no local. Nenhum dos funcionários da empresa ficou ferido.

O empresário Sérgio Antônio de Souza presenciou o acidente. Ele, que trabalha com compra e venda de jet skis, diz que conhece barulho de motores e percebeu que algo estava errado. "Vi o motor do helicóptero falhando e perdendo altura com muita velocidade. Percebi que houve uma falha", conta.

"Parece que o piloto tentou pousar no telhado para amortecer a queda, porque na velocidade que ele estava caindo, se tentasse pousar no chão, o helicóptero se desmancharia", afirma a testemunha. O empresário disse que, após a queda, correu até o local e chegou até a cabine. "Eu vi os dois e eles já estavam desacordados", conta.

O galpão foi temporariamente interditado para os procedimentos da Aeronáutica, do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Civil. No entanto, segundo o coordenador da Defesa Civil, a estrutura metálica não ficou comprometida. "Foi feita vistoria por um engenheiro da subprefeitura da Lapa e ficou constatado que a estrutura metálica sofreu um afundamento, mas não foi afetada completamente", afirmou Jair Paca de Lima.

O acidente ocorreu por volta das 10h20, próximo à estação de trem Água Branca. Os bombeiros enviaram 14 viaturas para o local. Não houve incêndio.

Segundo acidente na região
Há 6 anos, em 27 de abril de 2006, outro helicóptero caiu na mesma região de São Paulo. A aeronave da Eletropaulo fazia inspeção nos fios elétricos e caiu. Três pessoas morreram.

Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Vampeta Blackbelt, de Embu das Artes (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Veja também:

Senadora Simone Tebet (MDB-MS) defende representatividade mínima de 30% de mulheres na direção dos partidos
vc repórter
publicidade