PUBLICIDADE

Qualidade das praias do litoral paulista cai em 2013

8 mai 2014 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Dados divulgados na quarta-feira pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apontam que a qualidade de praias do litoral norte de São Paulo despencou no ano passado. Foram analisados 88 pontos nos quatro municípios da região - Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Do total, 69 pontos receberam da agência a classificação anual de impróprios. Este é considerado o pior resultados dos últimos dez anos, segundo informações publicadas no jornal Folha de S. Paulo. 

A classificação anual caiu em relação ao ano de 2012 em 50 pontos (em algumas praias há mais de um local de coleta de água. De acordo com técnicos da Cetesb, as chuvas concentradas são a principal explicação para o resultado ruim registrado em 2013. A chuva altera a qualidade da água das praias quando leva esgotos e detritos para o mar, pelos vários rios e riachos dos litoral paulista. 

Durante a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), por meio da Sabesp, foram anunciados investimentos de R$ 2,1 bilhões, feitos desde 2007, no programa Onda Limpa. Mesmo com a construição de mais de mil quilômetros de redes coletoras de esgoto, a qualidade das praias do litoral não melhor porque, segundo o relatório da Cetesb, existem dois graves problemas na costa paulista. O primeiro é que milhares de imóveis, por motivos econômicos ou desinteresse, não fizeram a ligação de esgoto com a nova tubulação construída. O segundo é o crescimento da ocupação ilegal, principalmente nas cidades de São Sebastião e Guarujá.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade