PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Protesto sufoca vitória do Brasil no mundo: "social mais forte que futebol"

20 jun 2013 - 09h29
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Multidão cercou acessos ao Estádio Castelão em manifestação antes do duelo da última quarta </p>
Multidão cercou acessos ao Estádio Castelão em manifestação antes do duelo da última quarta
Foto: Fábio de Mello Castanho / Terra

As manifestações de cerca de 15 mil pessoas em Fortaleza, nas proximidades do Castelão, ganharam mais destaque no mundo do que a vitória brasileira por 2 a 0, contra o México, pela Copa das Confederações, na última quarta-feira. A imprensa mundial repercutiu as novas ondas de protestos do País, que atingem diretamente a disputa do torneio.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

O site da rede de televisão americana CNN, por exemplo, dedicou sete parágrafos para o duelo e 12 às demonstrações que ocorrem tanto no Ceará quanto no resto do País. A emissora destacou ainda o engajamento de Neymar, maior estrela do futebol nacional. Ainda nos Estados Unidos, o jornal New York Times e o site USA Today, em notícias sobre a diminuição das passagens e em análises sobre os acontecimentos no País, lembraram as "dezenas de milhares" que cercaram o Castelão.

Também na América do Norte, o mexicano El Universal destacou a diminuição das passagens em São Paulo e no Rio de Janeiro "depois de outro dia de protestos em todo o Brasil incluindo uma marcha de manifestantes em torno da partida entre Brasil e México, em Fortaleza". Na América do Sul, o uruguaio El País, que vê sua seleção jogar contra a Nigéria em Salvador nesta quinta, lembrou os gritos de "um professor vale mais que um Neymar" nas redondezas do estádio.

Já na Europa, o italiano Corriere della Sera fez uma galeria com 26 imagens dos acontecimentos na capital do Ceará. Na França, o conhecido Le Monde classificou como "violentos" os confrontos em Fortaleza, citando o número de 25 mil pessoas nas ruas. Em uma análise, a publicação afirma que no Brasil "o social está mais forte que o futebol".

Fortaleza: Manifestantes "expulsam" policiais em protesto:

Os periódicos espanhóis foram outros que cederam grande espaço aos protestos. O Mundo Deportivo, que conta com repórteres seguindo Neymar na Copa das Confederações, cita que foram disputadas duas partidas em Fortaleza na última quarta: "uma dentro de campo e outra fora, pelas reinvindicações sociais”. Já o diário As mostra clara preocupação com a partida da Espanha contra o Taiti, nesta quinta, por conta de manifestações chamadas para o confronto.

O The Independent, do Reino Unido, destacou duas reportagens para o tema. Em uma, reportou o uso de gases e balas de borracha da polícia cearense, enquanto em outra lembrou que Pelé virou alvo de piadas após pedir aos brasileiros que "esqueçam as manifestações". Ainda no país, o site da rede de televisão BBC citou "confrontos antes do duelo entre Brasil e México". Já o Telegraph relatou o alerta do Ministério de Relações Exteriores britânico aos cidadãos do país que pensam em vir ao Brasil.

Veja imagens dos protestos fora e dentro da Arena Castelão:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade