PUBLICIDADE

Projeto humaniza Porto Alegre com ‘ocupações do bem’

8 jul 2014 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

A ideia é ocupar temporariamente espaços ociosos da cidade de Porto Alegre e transformá-los por meio de intervenções artísticas e culturais e da participação coletiva. Criado em agosto de 2012, o Projeto Vizinhança tem uma proposta ousada, em tempos de encontros virtuais: aproximar desconhecidos, fortalecer a ideia de bairro, incentivar a troca de experiências e promover atividades socioculturais presenciais.

Concebida pela publicitária e gestora de projetos Aline Bueno, 34 anos, e a arquiteta e urbanista Márcia Braga, 41 anos, a iniciativa é democrática: jardins, terrenos e até casas abandonadas ou desocupadas podem se transformar em um ponto de encontro e lugar de convivência entre vizinhos. Para participar, basta trazer algo para compartilhar. “Pode ser comida, decoração, arte. Normalmente existe certa timidez de quem vem pela primeira vez, mas aos poucos as pessoas vão se ambientando, participando das atividades, se oferecendo para ajudar em algo. No fim do dia, somos uma grande família”, explica Márcia.

As sete primeiras edições do projeto aconteceram entre agosto de 2012 e maio de 2014, mobilizando cerca de 3.000 pessoas e mais de 300 artistas e “oficineiros”, responsáveis pelas intervenções artísticas. Cada edição foi realizada em um bairro diferente da capital gaúcha, sendo a última delas em Santa Tereza, acolhendo vizinhos e amigos em momentos de descontração e compartilhamento. No espaço, os vizinhos participavam com pinturas coletivas, atividades de leitura, apreciando uma exposição fotográfica ou simplesmente descansando em redes.

Acolhedora, a iniciativa recebe pessoas de todas as idades e a programação pode ser acompanhada por meio das redes sociais. “Sem o Facebook, seria impossível fazer o Vizinhança acontecer. É a nossa principal ferramenta de divulgação. Também temos um site, enviamos e-mails para quem participou em edições anteriores e um convite aos vizinhos. É o momento que entramos em contato com o bairro, conhecemos pessoas, suas histórias e aprendemos muito”, descreve a co-fundadora Aline.

A próxima edição do projeto está prevista para o dia 11 de outubro em um terreno na Rua São Manoel, no bairro Santana, em Porto Alegre. “É uma oportunidade para que as pessoas se conheçam e tenham a chance de se expressar com naturalidade”, dizem as organizadoras do Vizinhança. “Esses dias de convivência são importantes por isso. Tentamos reproduzir o ambiente de um lar, uma grande casa de todos”, finaliza Márcia.

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade