PUBLICIDADE

Projeto colore ruas e transforma bueiros em arte em Porto Alegre

18 fev 2014 - 15h00
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Um projeto criado por uma associação de comerciantes e um coletivo de arte está colorindo Porto Alegre e transformando bueiros do bairro Cidade Baixa - reduto boêmio na região central da cidade - em arte. O projeto, chamado de Bueiros com Arte, está indo para a quarta edição, reunindo mensalmente artistas e moradores que já alegraram mais de 100 bueiros em três meses.

A iniciativa foi uma criação da associação Cidade Baixa em Alta, que reúne bares da região e promove atividades como blocos de Carnaval de rua ou piqueniques solidários no bairro, em parceria com o coletivo de arte Núcleo Urbanóide. "Este é um movimento que acontece no mundo inteiro, em Amsterdã, Itália, Londres. Queríamos fazer isso no bairro, deixá-lo mais colorido", conta o coordenador do Cidade Baixa em Alta, Tiago Faccio. 

A dinâmica do projeto é simples: uma vez por mês, uma rua do bairro é escolhida para receber as intervenções. Os interessados em participar mandam uma ideia de arte, que é analisada pelo coletivo para garantir que nenhuma pintura seja ofensiva e que estejam todas de acordo com a mensagem do projeto. Depois disso, todos se reúnem no mesmo dia para colocar as ideias em prática. 

"A ideia do projeto é deixar um espaço normalmente ignorado mais colorido, transformando a rua em uma galeria de arte", diz Tiago. O projeto conta com o apoio dos moradores do bairro. "As pessoas aprovam, já nao virou mais apenas um evento mensal, virou uma galeria, as pessoas estão indo para as ruas para tirar foto, participar, prestigiar", conta.

A jornalista Vanessa Zanini, moradora do bairro há 17 anos, contribuiu com o projeto personalizando um bueiro na rua Lima e Silva
A jornalista Vanessa Zanini, moradora do bairro há 17 anos, contribuiu com o projeto personalizando um bueiro na rua Lima e Silva
Foto: Carmem Gamba / Divulgação

Prova disso é a participação da jornalista Vanessa Zanini, 34 anos. Sem nenhuma formação em arte, resolveu deixar sua contribuição na última edição do Bueiros com Arte, realizada na rua Lima e Silva. "Eu moro na Cidade Baixa já há 17 anos, desde que me mudei para Porto Alegre, e o bairro é minha vida. Eu já vi esse bairro oscilar do melhor para o pior, e tudo que é feito para valorizar o eu tento participar", contou.

A próxima edição do projeto ocorre em 15 de março, na rua da República, quando deverão ser personalizados mais 40 bueiros da região. "Nossa ideia é não parar nunca, e quando terminarem os bueiros do bairro, partir pra outros lugares da cidade. A intenção é transformar Porto Alegre em uma grande forma de arte", afirmou Tiago.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade