PUBLICIDADE

Professores fazem passeata no centro do Rio em dia de paralisação

24 fev 2014 - 21h09
(atualizado às 21h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os professores reivindicam a aplicação de um terço da carga horária para o planejamento das aulas</p>
Os professores reivindicam a aplicação de um terço da carga horária para o planejamento das aulas
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Um grupo de professores do Estado e do município do Rio de Janeiro saiu em passeata, da Igreja da Candelária à Cinelândia, na tarde desta segunda-feira, no centro do Rio de Janeiro. O protesto faz parte da paralisação de 24 horas nas escolas estaduais e municipais, ocorrida hoje. Os professores reivindicam a aplicação de um terço da carga horária para o planejamento das aulas, o que não vem acontecendo, conforme a coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Marta Moraes.

"Nós fizemos uma paralisação de 24 horas para denunciar à população o que está acontecendo com a educação no estado e no município do Rio. Temos questões cruciais, que não foram cumpridas, como um terço de planejamento. Isso é importante para o professor organizar as aulas, preparar as provas e investir na própria formação. Isto é lei, mas até hoje não foi cumprida", disse Marta.

Professores do Estado e do município fizeram passeata no centro do Rio de Janeiro. O protesto faz parte da paralisação de 24 horas da categoria
Professores do Estado e do município fizeram passeata no centro do Rio de Janeiro. O protesto faz parte da paralisação de 24 horas da categoria
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O protesto dos professores foi acompanhado por forte esquema de policiamento, mas não houve atritos, e a passeata terminou de forma pacífica, na Cinelândia, em frente à Câmara de Vereadores. O trânsito na região central, que já está congestionado por causa de mudanças feitas pela prefeitura, com a derrubada do Elevado da Perimetral e o fechamento do Mergulhão da Praça XV, ficou ainda pior, com a interdição parcial da avenida Rio Branco, durante a passeata.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade