PUBLICIDADE

Previsão para terça inclui frio, umidade e neve no Sul

1 ago 2011 - 17h08
(atualizado às 17h43)
Compartilhar

A mistura de frio intenso e elevada umidade do ar pode provocar neve nas serras gaúcha e catarinense na terça-feira, segundo a agência Climatempo. Além disso, nos próximos dias, a previsão é de geada em praticamente todo o Sul do País entre quarta e sexta-feira.

Moradores se protegem do frio na região do viaduto Santa Ifigência, em São Paulo
Moradores se protegem do frio na região do viaduto Santa Ifigência, em São Paulo
Foto: Elisa Rodrigues / Futura Press

A frente fria avança pelo Sul em direção ao Sudeste e, associada a essa frente fria, há formação de uma área de baixa pressão que começa a se organizar entre o centro-sul de Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Esse sistema provoca vento intenso nestas áreas e, entre hoje e amanhã, se desenvolve como um ciclone extratropical que avança em direção ao oceano, o que deve ocasionar vento forte na terça-feira, especialmente no sul e leste do Estado gaúcho.

A presença da frente fria provoca chuva forte nesta tarde e noite de segunda-feira no centro-leste do Paraná e a área de baixa pressão que se desenvolve como um ciclone favorece a intensa precipitação no centro-sul e leste gaúcho entre hoje e amanhã.

Agosto começa chuvoso e pode ter frio recorde em SP

A passagem de uma frente fria no fim de semana trouxe chuva para a grande São Paulo e baixou a temperatura. Nesta segunda-feira, a máxima ficou em torno dos 20ºC, mas só em algumas áreas da capital. Na tarde de sexta-feira, o paulistano sentiu um calor de quase 28ºC. A chuva do fim de semana serviu para baixar a poeira e melhorar a qualidade do ar.

A sensação de frio na terça-feira será maior do que a de hoje e as madrugadas de quarta, quinta e sexta-feira também serão geladas. O paulistano pode se preparar para sair de casa de manhã cedo com temperaturas abaixo dos 10ºC e não se descarta a chance de um novo recorde de frio até a sexta-feira. Até o momento, as menores temperaturas registradas na capital foram de 2,4ºC na zona sul, em 28 de junho, segundo a medição da USP. Na zona norte, a menor temperatura registrada até agora pelo Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 6,1ºC, também em 28 de junho.

O sol vai reaparecer a partir de quarta-feira, mas não deve esquentar o ar polar. Os termômetros na cidade só devem voltar a superar os 20ºC a partir da tarde de sábado.

Segundo a Climatempo, agosto ainda é época de entrada de ondas de frio fortes sobre o centro-sul do Brasil e suas temperaturas médias podem ser comparadas com as de maio. As madrugadas são, em geral, mais frias, mas a tardes tendem a ser mais quentes do que as do quinto mês do ano. Curiosamente, a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia em São Paulo foi de -2,5ºC e ocorreu em agosto de 1955.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade