PUBLICIDADE

Presidente alemão assiste concerto da Orquestra das Favelas no RJ

Joachim Gauck visitou o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro

15 mai 2013 - 19h40
(atualizado às 19h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente alemão Joachim Gauck visitou o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, favela considerada modelo de pacificação pelo governo estadual
Presidente alemão Joachim Gauck visitou o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, favela considerada modelo de pacificação pelo governo estadual
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Em mais uma escala do tour de lançamento da campanha do Ano da Alemanha no Brasil, o presidente alemão, Joachim Gauck, visitou o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, favela considerada modelo de pacificação pelo governo estadual. Gauck assistiu a um concerto da Orquestra Infanto-Juvenil das Comunidades Pacificadas, resultado de um projeto social que ensina violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico para 800 crianças entre 7 e 17 anos moradoras de favelas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O projeto foi fundado há 15 anos pelo maestro Davi Machado e hoje é dirigido por sua viúva, Fiorella Solares. Ela tem planos ambiciosos. "Este ano vamos começar a encaixar a Quinta Sinfonia de Bethoven. Queremos mostrar do que essa garotada é capaz", disse Fiorella.

A orquestra tocou três músicas clássicas e fechou a apresentação com uma adaptação de Águas de Março, de Tom Jobim. Foram muito aplaudidos e emocionaram Gauck, que ofereceu dois violinos para o projeto - além de uma doação de mil euros (cerca de R$ 2.600) - e disse que outros instrumentos produzidos na Alemanha estão a caminho. 

"Estou profundamente comovido. Estes jovens nem sabiam tocar há dois ou três anos e hoje foram capazes de fazer uma apresentação deste nível. Esta área está em transformação e estes jovens agora são capazes de mostrar todo o seu talento", afirmou o presidente alemão, que também conversou com o secretário de segurança, José Mariano Beltrame, no evento. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade