PUBLICIDADE

Prefeitura vai alugar bicicletas em 30 pontos de Porto Alegre

17 jun 2012 20h30
Publicidade

Os cidadãos de Porto Alegre poderão alugar bicicletas em 30 pontos da cidade a partir do segundo semestre deste ano, de acordo com o prefeito José Fortunati (PDT). O anúncio do serviço foi feito neste domingo, em evento no Parque Farroupilha, conhecido na capital gaúcha como Parque Redenção.

Anúncio foi feito em evento ciclístico com cerca de 250 participantes
Anúncio foi feito em evento ciclístico com cerca de 250 participantes
Foto: Ricardo Stricher/PMPA / Divulgação

Como já ocorre em projetos semelhantes nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o serviço em Porto Alegre permitirá que o usuário retire a bicicleta em um local e a devolva em qualquer um dos outros 29 pontos. A liberação do veículo será feita via celular, segundo o prefeito, que afirmou que a intenção é estimular o transporte desse tipo na cidade.

O empréstimo da bicicleta não será gratuito, mas terá valor "simbólico", segundo Vanderlei Capellari, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que estrutura o projeto. "Teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão", diz Capellari. A proposta do serviço é avaliada, do ponto de visto financeiro, pela Prefeitura, que quer parceiros para tirar a ideia do papel.

O projeto de aluguel de bicicletas, segundo Fortunati, é parte da iniciativa que prevê a construção de 50 km de ciclovias na capital gaúcha até 2014, ano em que a cidade receberá jogos da Copa do Mundo. "Estamos trabalhando para criar infraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança", afirmou na abertura do evento deste domingo, o Passeio Ciclístico do Bem Estar, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas.

Fonte: Terra
Publicidade