PUBLICIDADE

Prefeitura do Rio promete multar e acionar Light por bueiros

4 jul 2011 - 19h44
(atualizado às 22h17)
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira nota oficial afirmando que vai multar e acionar legalmente a Light, empresa concessionária de distribuição de energia no Rio, por causa das recentes explosões de bueiros na cidade. Na tarde desta segunda, quatro tampas de câmaras subterrâneas explodiram na rua Assembleia, no centro, interditaram a via e feriram duas pessoas, segundo a empresa.

Além da multa por danos ao patrimonio público e interrupção de vias públicas, a nota afirma que a Procuradoria Geral do Município prepara uma medida legal contra a Light, "frente à exposição a perigo da população do Rio, causada pelas recorrentes explosões".

Segundo o texto, após uma explosão de bueiro em Copacabana, em abril deste ano, a Prefeitura do Rio criou uma comissão de acompanhamento da situação. Essa comissão reuniu-se com a Light diversas vezes e recebeu informações a respeito do plano de investimentos da empresa concessionária para solucionar a questão. Na época, a Light informou que não tinha conhecimento de risco iminente em qualquer logradouro da cidade.

"A comissão de acompanhamento da Prefeitura também esteve em reunião com o diretor geral e executivos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em Brasília, para colher informações e para alertar a agência reguladora da área sobre os episódios no Rio, solicitando providências urgentes", disse a nota. Segundo a secretaria, a Aneel informou à comissão que acompanha de perto a situação no Rio de Janeiro, assim como os programas de investimento da Light.

Após o acidente desta segunda-feira, a Light mantinha uma equipe de técnicos no local até depois das 19h. Segundo a empresa, os funcionários aguardavam o fim da perícia feita pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli para acessar a rede subterrânea e iniciar os serviços de manutenção.

A diretoria da Light foi convocada para uma reunião na Aneel às 17h de terça-feira. Segunda a assessoria da agência, o órgão quer explicações da concessionária sobre as explosões de bueiros na cidade do Rio.

Histórico de explosões

Os episódios de explosões de bueiros têm sido recorrentes no Rio há cerca de um ano. No sábado, um bueiro da Light na rua Debret, no centro, soltou fumaça e assustou quem passava pelo local. Bombeiros, funcionários da empresa de energia elétrica e da CET-Rio seguiram para o endereço e o trânsito ficou complicado.

No dia anterior, outro bueiro soltou fumaça na rua México, na esquina com a rua Nilo Peçanha, também no centro. A Light informou que foi detectada a presença de água na galeria, o que provocaria a saída de vapor. Os bombeiros não precisaram ser acionados.

O Ministério Público (MP-RJ) tenta acordo com a Light para garantir a reforma da rede de energia de 4 mil câmaras subterrâneas em dois anos. A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte quer incluir no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) uma penalidade de até R$ 1 milhão a cada nova explosão. A empresa é contra. Para o MP, a Justiça poderá estipular a multa caso a Light se recuse a assinar o TAC.

Com informações de O Dia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade