0

Prefeitura do Rio fecha perimetral e inaugura Via Binária do Porto

2 nov 2013
21h10
atualizado em 4/11/2013 às 10h09
  • separator
  • comentários

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugurou na noite deste sábado a nova Via Binário do Porto, que terá papel importante no escoamento do tráfego da Perimetral durante o processo de substituição do elevado, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes. O trecho do elevado da Perimetral, situado entre a praça Mauá e o Viaduto do Gasômetro, foi fechado ao trânsito, em definitivo, também na noite deste sábado.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugura a nova Via Binário do Porto
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugura a nova Via Binário do Porto
Foto: Ale Silva / Futura Press

A Via Binário do Porto tem 3,5 mil metros de extensão e está sendo construída em paralelo à avenida Rodrigues Alves, na região portuária. Ela terá três faixas por sentido e várias saídas, que prometem facilitar a distribuição interna do trânsito e os acessos ao centro da cidade.

A interdição do elevado da Perimetral afeta, além dos motoristas, aqueles que pegam ônibus que passam pela região. Para diminuir o fluxo na avenida Rodrigues Alves e minimizar os efeitos do fechamento da via, a Secretaria Municipal de Transportes reorganizou o itinerário de algumas linhas criando uma nova rota, paralela à via Binário do Porto.

O novo trajeto fará a ligação da avenida Rodrigues Alves ao terminal rodoviário Padre Henrique Otte, ao túnel Santa Barbara e ao terminal rodoviário Américo Fontenelle, na Central do Brasil. As mudanças afetam principalmente os itinerários de chegada dos ônibus intermunicipais com destino ao terminal Américo Fontenelle. 

A integração dessas linhas com os ônibus municipais, que era feita na avenida Rodrigues Alves junto à rodoviária Novo Rio, passará a ser realizada na rua Santo Cristo, próximo ao terminal Padre Henrique Otte. As demais linhas intermunicipais e as linhas municipais que acessam a praça Mauá e o centro pela avenida Rodrigues Alves não terão seus itinerários alterados.

O terminal Padre Henrique Otte terá alteração operacional na disposição dos pontos finais dos ônibus e ganhará uma terceira plataforma na lateral. Com isso, a capacidade total será ampliada em 50% (de 22 para 33 vagas). As linhas municipais, que acessam o terminal Padre Henrique Otte provenientes da zona sul, também terão seu itinerário alterado, acessando o mesmo pela avenida Cidade de Lima e Via D1. As novas rotas começam a valer a partir das 6h deste domingo.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade