PUBLICIDADE

Cidades

Prefeitura de SP recorre à Justiça para fechar Center Norte

3 out 2011 - 19h19
(atualizado às 19h32)
Compartilhar

A prefeitura de São Paulo afirmou nesta segunda-feira que a Procuradoria Geral do Município recorreu da decisão judicial que manteve o shopping Center Norte operando. Um mandado de segurança expedido na quinta-feira pelo juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª vara da Fazenda Pública, suspendeu a interdição, que havia sido determinada em função da presença de gás metano na região do estabelecimento - o que poderia causar explosão.

Shopping entrou na lista de áreas contaminadas críticas da Cetesb por causa de metano no terreno acima do permitido
Shopping entrou na lista de áreas contaminadas críticas da Cetesb por causa de metano no terreno acima do permitido
Foto: Haroldo Junior / Futura Press

Todos os estabelecimentos do Center Norte - estacionamentos, Carrefour e Lar Center - deviam fechar, o que shopping afirmou não pretender fazer. Sua administração disse que tem cumprido as exigências e que não há metano nas lojas. O gás estaria localizado abaixo do piso do empreendimento, "onde as condições para que ocorra uma explosão são nulas", segundo nota.

A região do shopping, ao lado da Marginal Tietê, entrou para a lista de áreas contaminadas críticas em função da existência de gás metano no terreno que, durante décadas - antes da construção do centro -, serviu como depósito de lixo. Além de uma multa diária de R$ 17,45 mil aplicada pela Cetesb, a prefeitura determinou que o shopping atenda a legislação que exige permeabilidade nos estacionamentos, que estabelece a obrigatoriedade de manter 30% das áreas ou piso drenante, assim como a ter uma árvore plantada para cada 40m² de estacionamento.

Em nota, a prefeitura disse acreditar "na importância das medidas a serem adotadas pelo estabelecimento comercial para preservar a segurança dos consumidores, lojistas e trabalhadores". No dia 28, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o shopping e o Ministério Público que determinava que o estabelecimento teria 20 dias para cumprir a instalação de nove drenos de extração de gases, ampliar investigações e monitorar toda a área do shopping.

O Center Norte abriu normalmente na manhã de sexta-feira. Porém, as notícias sobre o risco de explosão afastou consumidores e alarmou trabalhadores do principal centro de comércio da zona norte da capital paulista. "A gente tem medo, mas se o shopping diz que não tem perigo, a gente acredita", disse uma vendedora.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade