PUBLICIDADE

Prefeitura de Curitiba dá aula sobre cocô nas redes sociais

A publicação fala sobre a saúde intestinal e dá um alerta sobre problemas de saúde que podem ser identificados na hora do número dois

3 mar 2015 - 06h56
(atualizado às 07h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

O perfil no Facebook da Prefeitura de Curitiba já ficou famoso nacionalmente por ser um dos mais irreverentes da rede social. Além de postar informações sobre o funcionamento da cidade e atrações, é comum a criação de campanhas de conscientização e brincadeiras com os costumes locais. Desta vez, o perfil trouxe uma aula muito bem humorada sobre a saúde do curitibano analisada através do cocô.

É isso mesmo. Em um infográfico bem explicativo, a prefeitura fala sobre os tipos de fezes e o que ela pode dizer sobre a saúde intestinal de seus cidadãos. Além dos cocôs mais comuns, um especial foi acrescentado como o “Best Cocô Ever”. Veja a publicação:

 

 

Se você não conhece o vocabulário curitibano, vale uma explicação. Vina é o equivalente a salsicha e é considerada a forma ideal para um cocô saudável. Alguns dos seguidores da página brincaram com o fato de o assunto geralmente não ser tratado abertamente e consideraram a publicação desnecessária.

“Isso é mesmo o post de uma prefeitura?”, indagou a internauta Camila Stelle.  “Com todo respeito aos profissionais que fazem a postagem, mas na minha opinião deveria ser abordado outro assunto, como a greve dos professores, a greve dos caminhoneiros, ou qualquer outra coisa que envolva a nossa cidade”, completou Pedro Rocha.

A maioria dos seguidores, porém, gostou da abordagem e defendeu o caráter informativo. “O pessoal tá achando engraçado, mas isso é científico mesmo, sou bioquímica e uma das partes de um exame chamado coprológico funcional avalia exatamente a forma da amostra de fezes analisada, e sim, as formas podem ser um indicador da saúde do nosso intestino!”, disse Viviane Matoso.

Para o internauta Guilherme Nogueira, o post serve para informar a população de forma criativa. “Vocês são excelentes! Transmitem conhecimento de uma forma muito boa, chamam a atenção de vários públicos, gosto muito de seguir a página!”, disse.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Curitiba  causa comentários nas redes sociais ao falar de saúde. Em setembro do ano passado, uma brincadeira envolvendo a prefeitura do Rio de Janeiro promoveu o “casamento” entre as duas cidades. O motivo da “cerimônia” foi promover a doação de sangue entre os seguidores das duas cidades.  

O “namorico” entre as duas prefeituras foi amplamente apoiado e gerou repercussão em todo o Brasil. A campanha para doação de sangue foi um sucesso em Curitiba e contou com a participação dos cariocas no Hemorio. Segundo a prefeitura paranaense, o movimento nos bancos de sangue da cidade dobrou com o “Casamento Vermelho”.

<p>"Casamento Vermelho" entre as prefeituras de Curitiba e do Rio promoveu a doação de sangue nas cidades</p>
"Casamento Vermelho" entre as prefeituras de Curitiba e do Rio promoveu a doação de sangue nas cidades
Foto:

Humor nas redes sociais

Em entrevista ao Terra no ano passado, o Diretor de Internet e Mídias Sociais da Prefeitura Municipal de Curitiba, Marcos Giovanella, reconheceu o sucesso dos perfis da cidade no Facebook e no Twitter e admitiu que o tom leve da comunicação feita por sua equipe tem inspirado até outras cidades. “A gente tem essa proposta (...) e tenta trabalhar com o conteúdo mais humano. A rede social, afinal, é feita para as pessoas”.

O tom de humor tem agradado aos fãs da página e, segundo Marcos, alguns seguidores passaram a interagir com a prefeitura quase que diariamente. “É muito bacana. A gente não consegue agradar a todos, mas a gente tem uma gama de fãs que interage com a gente quase que diariamente. (...) Acho importante isso, pois a gente está tentando mostrar que uma comunicação governamental não precisa ser rude”, disse.

Para não prejudicar o conteúdo mais sisudo que a prefeitura precisa divulgar, a equipe de Marcos tenta equilibrar os posts mais engraçados com os serviços. “É bem balanceado. A gente usa uma linguagem bem mais próxima e presta bastante serviço. A gente usa (a página) para divulgar objetos perdidos e muita gente já encontrou algo por aqui. Sempre que tem uma intempérie, uma chuva muito forte, a gente tenta orientar as pessoas para ficar mais tempo no trabalho, usar certas vias, por exemplo.”

Para Giovanella, é nítida a relação entre os posts engraçados e o aumento no número de fãs da página. Para ele, essa estratégia é boa, pois acaba atraindo pessoas de outras cidades e pode até servir para fortalecer o turismo de Curitiba. “O conteúdo é o que mais tem atraído gente para o nosso perfil. A proposta é manter essa linha, pois o nosso principal objetivo é a transparência na comunicação”, falou.

O post sobre o cocô já tinha recebido 6,6 mil curtidas, 2,2 mil comentários e 4 mil compartilhamentos na manhã desta terça. A página já conta com quase meio milhão de seguidores e, muitos deles, são de outras cidades.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade