PUBLICIDADE

Cidades

Prefeito garante regularidade de prédio que desabou no ABC

7 fev 2012 - 09h24
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de São Bernardo do Campo

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), retornou na manhã desta terça-feira à avenida Índico, onde um prédio desabou matando pelo menos uma criança de aproximadamente 3 anos e deixando seis feridos. Marinho, que havia estado na região horas antes, reafirmou que a construção era regular e tinha toda a documentação exigida pela prefeitura. "A documentação do prédio estava em ordem. A edificação possui a licença do Corpo de Bombeiros e o laudo de segurança e estrutura válido até o próximo mês de julho."

Sobre possíveis obras no edifício que poderiam ter causado o desabamento, o prefeito afirmou que conversou com o sindico e que ele garantiu que não havia nenhuma em andamento, apenas um trabalho de pintura em um dos andares.

O edifício começou a ser construído em 1972 e foi entregue em 1978. De acordo com Marinho, desde então, o prédio conta com documentação regular. "Não há histórico de problema. Se nesse período houve alguma construção irregular, não dá para saber. Segundo o sindico, não houve."

Após trabalhar a noite toda no resgate de possíveis vítimas, o comando do Corpo de Bombeiros decidiu liberar parcialmente a avenida Jurubatuba, uma das mais importantes vias da região e que passa em frente ao Edifício Senador, local do desabamento. Uma nova máquina, de porte menor, deve chegar ao local para acelerar a retirada do entulho.

O secretário de Obras de São Bernardo do Campo, José Clóvis da Silva, também acompanhou o trabalho dos bombeiros pela manhã. "Nesse momento o trabalho do Corpo de Bombeiros é lento porque há muitos escombros a serem retirados. Ainda não temos noção exata sobre o que aconteceu. Somente a perícia vai trazer essa informação. O prédio estava com a documentação totalmente em ordem, passando por laudo Corpo de Bombeiros, alvará de funcionamento e habite-se (documento que possibilita a habitação do prédio)".

Silva afirma que o futuro do prédio ainda é incerto. "Ainda vamos verificar o que terá de ser feito. A princípio o problema é apenas na parte central. Nós teremos que fazer uma análise mais detalhada para que o edifício possa ser liberado posteriormente."

O desabamento

Por volta das 19h40 do dia 6 de fevereiro de 2012, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado relatando um desabamento em um edifício de 14 andares na avenida Índico, no centro de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No total, 13 lajes desabaram umas sobre as outras. O desabamento deixou ao menos uma criança morta, seis feridos, e uma enfermeira desaparecida.

Depois do incidente, o prefeito do município, Luiz Marinho (PT), afirmou que a documentação do edifício estava em situação regular. A menina de 3 anos morta no desabamento chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Pronto Socorro Central da cidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade