PUBLICIDADE

vc repórter: prédio com risco de queda é interditado em SP

A prefeitura de São Paulo afirmou que o imóvel é tombado e que o proprietário realizou uma reforma antes de as obras serem autorizadas

17 jul 2015 - 18h51
Compartilhar
Exibir comentários

Um antigo edifício localizado na rua Quintino Bocaiúva, no centro de São Paulo, foi interditado pela prefeitura, na última quinta-feira (16), devido ao seu mau estado de conservação. De acordo pessoas que circulam pelo local, a prédio “começou a desabar” no dia anterior, colocando os pedestres em risco.

Prefeitura afirmou que o proprietário sofrerá sanções
Prefeitura afirmou que o proprietário sofrerá sanções
Foto: Basílio Colares / vc repórter

O imóvel está localizado na altura do número 114 da via. Segundo o leitor Basílio Colares, o local funcionava como uma chapelaria, que fechou há dois meses, aproximadamente. Ele afirma que a fachada corre o risco de desmoronar porque a porta de ferro cedeu, paredes do edifício caíram e apenas as estruturas internas permanecem no lugar.

Siga o vc repórter no Twitter

Procurada pelo Terra, a prefeitura, por meio da Subprefeitura Sé, informou que, em maio deste ano, o proprietário do estabelecimento formalizou um comunicado para fazer uma pequena reforma no local. O processo seria analisado em um prazo de 120 dias. No entanto, as obras foram iniciadas antes de o pedido ser avaliado e em desacordo com o que foi apresentado à prefeitura.

A administração municipal destacou que o imóvel é tombado e que, por este motivo, qualquer reforma deveria passar também pelo crivo de órgãos de proteção ao patrimônio histórico, como o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Compresp) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

O edifício e seu entorno foram interditados
O edifício e seu entorno foram interditados
Foto: Basílio Colares / vc repórter

A prefeitura afirmou que equipes da Subprefeitura Sé estiveram no local na última quinta-feira (16) e interditaram o imóvel e seu entorno. O órgão acrescentou que o proprietário sofrerá as sanções previstas na legislação vigente.

O leitor Basílio Colares, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade